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Title: O tecnólogo formado na ênfase em Comércio Exterior na Fatec Indaiatuba e sua área de atuação de estágio no mercado de trabalho da região metropolitana de Campinas
Other Titles: The technologist trained with an emphasis on Foreign Trade at Fatec Indaiatuba and his area of ​​internship in the job market in the metropolitan region of Campinas
Authors: SILVA, Juliana Paula Rodrigues da
Advisor: POMPEU, Silma Carneiro
type of document: Monografia
Keywords: Comércio exterior;Estágios
Issue Date: May-2006
Publisher: 105
Citation: SILVA, Juliana Paula Rodrigues da. O tecnólogo formado na ênfase em Comércio Exterior na Fatec Indaiatuba e sua área de atuação de estágio no mercado de trabalho da região metropolitana de Campinas, 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Automação de Escritórios e Secretariado) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2006.
Abstract: O objetivo deste estudo foi identificar fatores que levam os tecnólogos da Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba (Fatec-Id), do curso de Automação de Escritórios e Secretariado (CAES), da ênfase em Comércio Exterior (CE), a não fazerem o estágio dentro da ênfase. Analisamos como esses alunos e profissionais do mercado de trabalho compreendem o estágio na sua formação profissional. Analisamos o perfil acadêmico dos tecnólogos da Fatec-Id, o estágio e o perfil do mercado de trabalho na Região Metropolitana de Campinas (RMC). A metodologia foi fundamentada em pesquisa bibliográfica, de natureza explicativa e pesquisa de campo com entrevistas de alunos egressos da Fatec-Id e profissionais de CE. Constatamos, que a maioria dos alunos não fazem estágio na área, pois não compreendem os objetivos do estágio; não encontraram oportunidade de estágio na área ou simplesmente optam por fazer o estágio no próprio trabalho, mesmo que fora da área de CE. Concluímos que o estágio é uma oportunidade de o estudante adquirir experiência e para inserir-se no mercado de trabalho, dentro de sua área, com mais facilidade. Propomos, também, uma adequação do programa de estágio como disciplina de forma a promover aos alunos uma visão mais ampla e positiva sobre o estágio na sua formação.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32641
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