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Title: Competência técnica ou comportamental: um estudo de caso de um modelo de avaliação de desempenho por competências.
Other Titles: Technical or behavioral competence: a case study of a competency-based performance assessment model.
Authors: BONIN, Gislene Cristina
Advisor: POMPEU, Silma Carneiro
type of document: Monografia
Keywords: Avaliação de desempenho;Gestão por Competências
Issue Date: Jul-2006
Publisher: 105
Citation: BONIN, Gislene Cristina. Competência técnica ou comportamental: um estudo de caso de um modelo de avaliação de desempenho por competências, 2006.Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Automação de Escritórios e Secretariado) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2006.
Abstract: Após a primeira revolução industrial percebemos constantes modificações nos paradigmas relacionados aos conhecimentos profissionais e às habilidades comportamentais exigidos dos trabalhadores em face da sua atuação no processo de produção fabril. O objetivo geral da nossa pesquisa foi investigar, com base no estudo de cinco avaliações de desempenho, como se deu o processo de recrutamento interno em uma multinacional alemã, localizada na cidade de Indaiatuba, que resultou na re-alocação de cinco profissionais da área de produção fabril mecânica para uma área de produção de alta tecnologia. Para tanto, propomos em nossos objetivos específicos, apresentar o conceito geral de avaliação de desempenho; conceituar o termo “competência”; analisar os formulários de avaliação de desempenho de cada colaborador selecionado e verificar qual, ou quais, foram as competências consideradas decisivas no processo de escolha desses cinco profissionais. Nosso trabalho fundamentou-se em um estudo de caso, com base em dados empíricos coletados das cinco avaliações de desempenho pertencentes aos profissionais internamente re-alocados. Nossa hipótese inicial baseou-se na crença de que para o trabalhador “chão de fábrica” as competências comportamentais prevaleciam sobre as demais competências, no entanto, por meio dos resultados da nossa pesquisa verificamos que nossa hipótese não condizia com a realidade da organização pesquisada que considerou a qualificação técnica, especificamente a graduação técnica profissionalizante, um fator primordial e decisivo para a escolha dos cinco profissionais.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32640
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