Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32451
Title: A contribuição de uma ferramenta da web 2.0 como auxílio aos professores
Authors: BASTOS, Bruno Ribeiro de Souza Nunes
Advisor: BUTTIGNON, Karina
type of document: Monografia
Keywords: Interação usuário (computador);Web semântica;Redes sociais
Issue Date: 1-Dec-2014
Publisher: 106
Citation: BASTOS, Bruno Ribeiro de Souza Nunes. A contribuição de uma ferramenta da web 2.0 como auxílio aos professores, 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Informática) - Faculdade de Tecnologia Prof. João Mod. Guaratinguetá, 2014.
Abstract: Partindo de uma solicitação da coordenadora do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) na cidade de Lorena, estado de São Paulo, foi desenvolvida uma ferramenta tecnológica para auxílio na divulgação de ações e atividades do trabalho educacional desenvolvido dentro deste projeto. Este trabalho teve como objetivo a busca de uma ferramenta que estivesse de acordo com o conhecimento e experiência dos profissionais da educação para que as ações do Pacto fossem divulgadas e compartilhadas entre os integrantes. Para que este trabalho acadêmico fosse realizado foram feitos estudos referentes à parte teórica, partindo desde uma análise do tema internet com seus conceitos e históricos, passando pelos temas mais atuais que são a Web 1.0, Web 2.0 e Web 3.0, além de uma análise detalhada das redes sociais. Para uma maior integração entre o tema internet e educação foi realizada uma pesquisa quanto ao PNAIC, e aos profissionais atuantes nesta ferramenta educacional, além disso, foi realizada uma entrevista com os professores da rede pública que demonstrou qual a melhor ferramenta da atualidade para que todos os usuários e profissionais atuantes no Pacto fossem alcançados. Por fim, foram apresentadas todas as respostas, e as mesmas foram analisadas frente à utilização da ferramenta apresentada. Após todos os estudos, a conclusão do trabalho como um todo foi demonstrada.
Beginning with a need from the coordinator of Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) from Lorena - São Paulo, it was developed a technological tool to assist in the distribition of actions and activities from the educational work developed by PNAIC. This academic work had as its main goal the search by a tool that could be in accordance with the knowledge and experience of education professionals that work with PNAIC actions. These actions should be reported and shared among all the integrants of the program. For achieving this goal there were carried out some theoretical studies, based on some analyses of the theme internet with its concepts and history, going through the most updated themes that are Web 1.0, Web 2.0 and Web 3.0. It was also done a detailed analyses of the Social Networks. For a better integration between internet and education a survey about the PNAIC and the teachers that, had already been working with the new educational tool was carried out. More than that it was conducted an interview with the public teachers that showed what was the best tool for the use of all teachers and other professionals working in the Pacto. Finally, it was presented an analyses of every answer, and they were analyzed through the presented technological tool. After all the conclusion of the work was presented.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32451
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.