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Title: Os principais desafios dos pequenos empreendedores iniciantes frente à competitividade.
Other Titles: The main challenges of small beginning entrepreneurs in the front of global competitiveness.
Authors: SILVA, Édi Mário Ferreira da
VITALLI, Yuri Mateus
Advisor: COSTA, Elvio Carlos da
type of document: Artigo Científico
Keywords: Competitividade;Empreendedorismo;Empreendedor
Issue Date: 2023
Publisher: 288
Citation: SILVA, Édi Mário Ferreira da; VITALLI, Yuri Mateus. Alguns dos possíveis impactos da inteligência emocional nas equipes autogerenciáveis. 2023. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial ) – Faculdade de Tecnologia Prof. José Arana Varela, Araraquara, 2023.
Abstract: O estudo fornece informações importantes para os empreendedores iniciantes que enfrentam desafios no cenário global altamente competitivo. Diante dessa competitividade acirrada exige que os empreendedores adotem estratégias eficazes para que possam se destacar e garantirem sua sobrevivência e alcançar o sucesso. O objetivo geral consistiu em analisar os principais desafios enfrentados pelos pequenos empreendedores iniciantes frente à competitividade global. Para tanto, os objetivos específicos se desdobram em: 1) levantar e apresentar possíveis soluções para os principais obstáculos enfrentados pelos pequenos empreendedores iniciantes; e 2) verificar e contextualizar as diferentes possibilidades de se estabilizar no mercado atual e garantir o sucesso de seu empreendimento. Metodologicamente, o presente estudo foi realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica em base de dados reconhecidos no meio acadêmico e científico, além de uma pesquisa de campo, através da aplicação de um questionário semiestruturado contendo 15 questões abertas e fechadas, relacionadas ao tema principal proposto. O questionário foi respondido por 11 participantes, todos são empreendedores que estão iniciando e buscando se estabelecer no mercado atual. Os resultados indicam que uma das estratégias mais comuns entre os empreendedores participantes é a captação de clientes, com a combinação de preços competitivos, produtos de qualidade e rapidez na entrega. Além disso, as promoções são amplamente utilizadas para atrair e reter clientes, demonstrando a importância do marketing e de estratégias de preços atrativos para o sucesso dos empreendimentos. Em relação aos objetivos de curto e longo prazo, muitos empreendedores buscam estabilidade e visibilidade no mercado. Essa busca por estabelecimento é compreensível, uma vez que a competição global exige que as empresas construam uma base sólida para sobreviver e crescer. Assim, pode-se concluir que a pesquisa possivelmente deve contribuir para o crescimento dos empreendedores iniciantes e, consequentemente, para o desenvolvimento econômico e a inclusão social em um ambiente global competitivo.
The study provides important information for budding entrepreneurs facing challenges in the highly competitive global landscape. Faced with this fierce competitiveness, entrepreneurs are required to adopt effective strategies so that they can stand out and ensure their survival and success. The general objective was to analyze the main challenges faced by small beginning entrepreneurs in the face of global competitiveness. To this end, the specific objectives are: 1) raise and present possible solutions to the main obstacles faced by small beginning entrepreneurs; and 2) verify and contextualize the different possibilities of stabilizing yourself in the current market and ensuring the success of your venture. Methodologically, the present study was carried out through a bibliographical search in a database recognized in academic and scientific circles, in addition to field research, through the application of a semi-structured questionnaire containing 15 open and closed questions, related to the proposed main theme. . The questionnaire was answered by 11 participants, all of whom are entrepreneurs who are starting out and looking to establish themselves in the current market. The results indicate that one of the most common strategies among participating entrepreneurs is attracting customers, with the combination of competitive prices, quality products and speed of delivery. Furthermore, promotions are widely used to attract and retain customers, demonstrating the importance of marketing and attractive pricing strategies for the success of businesses. Regarding short and long-term goals, many entrepreneurs seek stability and visibility in the market. This quest for establishment is understandable, as global competition requires companies to build a solid foundation to survive and grow. Thus, it can be concluded that research should possibly contribute to the growth of beginning entrepreneurs and, consequently, to economic development and social inclusion in a competitive global environment.
Description: Publicado no livro Interdisciplinarity and Innovation in Scientific Research, ISBN: 978-65-84976-74-0. SILVA, Édi Mário Ferreira da; VITALLI, Yuri Mateus; COSTA, Elvio Carlos da. The main challenges of small beginning entrepreneurs in the front of global competitiveness. In: SEVEN PUBLICAÇÕES. Uniting Knowledge Integrated Scientific Research for Global Development. [S. l.]: Seven, 2023. Disponível em: https://sevenpublicacoes.com.br/editora/article/view/2988. Acesso em: 8 may. 2025.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32427
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