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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32411
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | MONTESANO, João Augusto | - |
dc.contributor.author | SANTANA, Jean Clésio Santos | - |
dc.contributor.author | SANTOS, João Vitor Pereira dos | - |
dc.contributor.author | SILVA, Patrícia da | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Robson Ribeiro dos | - |
dc.contributor.other | BACCAN FILHO, Arnold | - |
dc.contributor.other | SANTOS, Wesley Francis dos | - |
dc.contributor.other | VENTURELLI, Flávia Luciele do Carmo | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-08T14:50:53Z | - |
dc.date.available | 2025-05-08T14:50:53Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-25 | - |
dc.identifier.citation | SANTANA, Jean Clésio Santos; SANTOS, João Vitor Pereira dos; SILVA, Patrícia da,; SANTOS, Robson Ribeiro dos. Análise de processo para redução de rechupe - "carcaça de câmbio". 2024. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Técnico em Metalurgia). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Escola Técnica Estadual - ETEC Trajano Camargo, Limeira. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32411 | - |
dc.description.abstract | O ferro fundido cinzento é amplamente utilizado em diversas indústrias devido às suas propriedades mecânicas e excelente usinabilidade, sendo essencial em componentes como carcaças de motores e caixas de câmbio. Contudo, a formação de rechupe, defeitos associados à contração volumétrica durante a solidificação, é um desafio significativo. Esses defeitos podem comprometer a integridade das peças e causar rejeições na linha de produção. O presente trabalho tem como objetivo analisar e propor soluções para eliminar a ocorrência de rechupe em carcaças de câmbio fabricadas em ferro fundido cinzento. Para solucionar o problema, foram aplicadas tecnologias avançadas como o software MAGMA, que permitiu identificar pontos críticos de solidificação, a análise térmica eutética, que otimizou a nucleação e a qualidade do material, e a implementação de luvas exotérmicas, que melhoraram a alimentação e resfriamento das peças. Essas medidas resultaram na eliminação do rechupe, na redução significativa do índice de refugo e na estabilização do processo, atendendo às especificações do cliente e aumentando a eficiência produtiva. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Curso Técnico em Metalurgia | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | 104 | pt_BR |
dc.subject | Ferro fundido | pt_BR |
dc.subject | Análise de desempenho | pt_BR |
dc.subject | Análise térmica | pt_BR |
dc.subject | Fundição | pt_BR |
dc.subject.other | Controle e Processos Industriais | pt_BR |
dc.title | Análise de processo para redução de rechupe - "carcaça de câmbio" | pt_BR |
dc.title.alternative | Process analysis for shrink reduction - "gearbox housing" | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dcterms.type | - | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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metalurgia_2024_2_jeanclesio_analisedeprocessoparareducaoderechupe (1).pdf | 916.74 kB | Adobe PDF | View/Open |
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