Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32395
Title: Marketing em empresa de pequeno porte
Other Titles: Marketing in small businesses
Authors: BENÍCIO, Cintia Grazielle Tofani
PERTICARRARI, Karina Rossini
Advisor: OLIVEIRA, Alex Fernando de
Other contributor: OLIVEIRA, Alex Fernando de
SANTOS, Silvânia Soares da Silva
MIRANDA, Rogério Aparecido
type of document: Monografia
Keywords: Administração;Marketing;Clientes - Fidelização
Issue Date: 27-Jun-2016
Publisher: 176
Citation: BENÍCIO, Cintia Grazielle Tofani; PERTICARRARI, Karina Rossini. Marketing em empresa de pequeno porte. 2016. Monografia (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Sertãozinho "Dep. Waldyr Alceu Trigo", Sertãozinho, 2016.
Abstract: Por meio deste trabalho de pesquisa, buscou-se aprofundar e examinar de maneira esmiuçada quais as estratégias usadas no marketing da empresa Sorvete Cremoso da cidade de Sertãozinho/SP, conhecendo o perfil de seus clientes, determinando os devidos canais de distribuição para os produtos e serviços oferecidos, a divulgação no mercado e a maneira que a empresa se porta para agregar valor à marca. Objetivou-se também desenvolver melhorias, apresentando novos conceitos e oferecendo ferramentas para aprimorar ou até mesmo ampliar os conceitos de marketing utilizado hoje pela Sorveteria. Para a realização deste trabalho foram necessárias pesquisas bibliográficas e estudo de campo na Sorvete Cremoso para que se pudesse avaliar a satisfação dos clientes em relação à prestação de serviço, e identificando assim os pontos fortes e fracos que a empresa apresenta para que se conseguisse apresentar um plano de ação eficiente. Durante todo o processo houve máxima colaboração dos proprietários e funcionários da Sorvete Cremoso, e por este motivo, foi possível apresentar um trabalho completo falando sobre os vários conceitos de marketing e sua aplicação do dia-a-dia desta empresa. Desta forma foi possível observar que o sucesso que a empresa tem foi conquistado por meio do respeito que conseguiram criar entre seus funcionários e clientes, pois buscaram conciliar ao longo dos anos os seus valores e objetivos com as melhorias que foram detectadas ao longo do caminho. Pode-se perceber o empenho de todos (gestores, funcionários, consumidores) para que as informações contidas aqui fossem verídicas e que as sugestões de melhorias fossem analisadas e posteriormente testadas na empresa.
Throughout this research project, we will deepen our knowledge on marketing strategies using as reference Sorvete Cremoso Co. located in Sertãozinho/SP. Thus, the clientele profile has to be known along with the distribution routes of the final product and the service offered, the research also includes the way the company discloses their products to the market and adds value to the brand. Hence, through this project, ways of improvement will be considered by applying modern concepts and tools that might overcome the system already established today. In order to carry this work out, bibliographical foundation and field research for data is essential to be able to evaluate the satisfaction of the clients in relation to the service offered. Thus, we are able to identify, through the data collected, what aspect is already at maximum utilization and what can be improved, with resources there is, to maximize efficiency. During the whole process there was maximum collaboration from owners and employees of Sorvete Cremoso and, for that reason, it was possible to present a complete study on marketing and its applications daily on this enterprise. The study made it easy to observe that the success was conquered through the respect they managed to create from clients and employees over the years, also, conciliating their values and goals with the improvements detected along the way. It is remarkable the effort made by all involved in this study to present only veracious information and to consider the suggestions for later application in field.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32395
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
gestao_empresarial_2016_1_cintia_grazielle_tofani_benicio_marketing_em_empresa.pdf
  Restricted Access
52.42 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.