Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32354
Title: O impacto do comportamento da geração z na gestão de pessoas nas organizações: estudo de caso envolvendo uma concessionária de caminhão.
Other Titles: The impact of generation z behavior on people management in organizations: case study involving a truck dealership.
Authors: SILVA, Isabela de Oliveira
ADRIANO, Natalia Maria
Advisor: ZANQUIM, Stivi Heverton
type of document: Monografia
Keywords: Administração de recursos humanos;Motivação do empregado;Mercado de trabalho
Issue Date: 2023
Publisher: 288
Citation: SILVA, Isabela de Oliveira; ADRIANO, Natalia Maria. O impacto do comportamento da geração z na gestão de pessoas nas organizações: estudo de caso envolvendo uma concessionária de caminhão. 2023. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial) - Faculdade de Tecnologia Prof. José Arana Varela, Araraquara, 2023.
Abstract: Este trabalho visa compreender o impacto do comportamento da Geração Z na Gestão de Pessoas nas organizações. ‘Gerações’ são pessoas que nasceram em uma mesma época, que são influenciados por um contexto histórico, e nos últimos anos essas gerações vieram ganhando classificações, sendo elas: Baby Boomers, Geração X, Geração Y e a geração que nasceu na era da tecnologia, a Geração Z. Geração Baby Boomers surgiu após a segunda guerra mundial, esse nome se dá pelo fato de várias crianças nascerem na mesma época como uma ‘explosão de bebês’. As pessoas da Geração X nasceram no final da ditadura militar e procuram ter estabilidade dentro da organização. Os jovens Y representam a geração do avanço tecnológico que procuram ter uma qualidade de vida favorável. A Geração Z são pessoas nascidas no final do século XX, eles são identificados como a geração que não conheceu o mundo sem a tecnologia. Essa pesquisa procura entender quais as dificuldades enfrentadas pelas empresas em gerenciar a Geração Z. Como metodologia de estudo, foi utilizada a pesquisa exploratória, por meio de pesquisas bibliográficas. Para analisar as características dessa geração e abarcar possíveis implicações e compreender os desafios da Gestão de Pessoas, foi utilizada a pesquisa de campo, por meio da aplicação de questionário junto a uma concessionária de caminhão, envolvendo a perspectiva dos gestores de diferentes setores em relação aos indivíduos da Geração Z, para concluir e compreender as diferenças desses jovens, buscando uma melhor forma de atender as necessidades da Geração Z e, assim, o crescimento da organização.
This work aims to understand the impact of Generation Z's behavior on People Management in organizations. 'Generations' are people who were born at the same time, who are influenced by a historical context, and in recent years these generations have been gaining classifications, namely: Baby Boomers, Generation X, Generation Y and the generation that was born in the technology era , Generation Z. Baby Boomers generation emerged after World War II, this name is given by the fact that several children were born at the same time as a 'baby explosion'. People from Generation X were born at the end of the military dictatorship and seek stability within the organization. The young Y represent the technologically advanced generation that seeks to have a favorable quality of life. Generation Z are people born at the end of the 20th century, they are identified as the generation that did not know the world without technology. This research seeks to understand the difficulties faced by companies in managing Generation Z. As a study methodology, exploratory research was used, through bibliographic research. In order to analyze the characteristics of this generation and encompass possible implications and understand the challenges of People Management, field research was used, through the application of a questionnaire at a truck dealership, involving the perspective of managers from different sectors in relation to the individuals from Generation Z, to conclude and understand the differences of these young people, seeking a better way to meet the needs of Generation Z and, thus, the growth of the organization.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32354
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
gestaocomercial_2023_01_isabeladeoliveirasilva_oimpactodocomportamentodageracao.pdf
  Restricted Access
970.46 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.