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Title: As estratégias de comunicação digital e os impactos em vendas: um estudo de caso no contexto pandêmico.
Other Titles: Digital communication strategies and their impacts on sales: a case study in the pandemic context.
Authors: TAKEGAMI, Márcio Rogério de Lima
SILVA, Vinicius Cesar Clemente da
Advisor: CAMMAROSANO, Marilia
type of document: Artigo Científico
Keywords: Marketing de mídias sociais;Comunicação digital;Covid-19;Vendas
Issue Date: 2021
Publisher: 288
Citation: TAKEGAMI, Márcio Rogério de Lima; SILVA, Vinicius Cesar Clemente da. As estratégias de comunicação digital e os impactos em vendas: um estudo de caso no contexto pandêmico. 2021. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial) - Faculdade de Tecnologia Prof. José Arana Varela, Araraquara, 2021.
Abstract: Desde o final de 2019, o Covid-19, o novo coronavírus, se espalhou pelo mundo. Em 11 de março de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que o Covid-19 poderia ser caracterizado como uma pandemia. Com isso, para evitar sua disseminação, a maioria dos países implementou restrições sem precedentes, como fechamento de fronteiras nacionais, limitação de reuniões públicas e fechamento de universidades, escolas, lojas e restaurantes. Em alguns casos, as cidades e regiões estão sendo confinadas, para as quais se estimam graves consequências para as economias de países, empresas e consumidores. Dessa forma, esse trabalho apresenta uma análise das estratégias de comunicação digital aplicadas, nesse conjunto de circunstâncias no segmento do varejo, especialmente no setor de colchões, e os impactos em vendas na cidade de Araraquara, um município do interior do estado de São Paulo, Brasil. O objetivo desse trabalho é compreender melhor as estratégias de comunicação digital frente a uma loja de colchões em período de pandemia, apoiado nos conceitos encontrados na teoria sobre marketing digital. Para tal, a metodologia foi desenvolvida através de uma revisão bibliográfica, uma pesquisa de campo exploratória, descritiva e com abordagem qualitativa de um estudo de caso. Para a coleta de dados, foi realizada uma entrevista semiestruturada com o proprietário de uma loja de colchões por meio do Whatsapp que, baseado no resultado do questionário aplicado e uma análise documental da empresa, obteve-se os dados para discussão da pesquisa. Diante desse contexto, com relação à organização que retrata o estudo de caso dessa pesquisa, notou-se um aumento significativo nas vendas online no início da pandemia, chegando no mês de março/2020 a 91,66% comparando-se a 44% em fevereiro/2020, comprovando que as estratégias de marketing e comunicação digital da empresa foram assertivas. Assim que o período mais crítico do impacto da pandemia ‐ caracterizado pelo impedimento do atendimento presencial foi perdendo força e o comércio voltou gradativamente a operar com normalidade, ainda que com medidas restritivas de segurança devido ao cenário pandêmico - a porcentagem de vendas digitais sofreu uma ligeira queda; inicialmente a uma escala de 5,66%; posteriormente, houve um aumento de 43% devido a liberação da reabertura total das lojas e ao maior fluxo de clientes. No entanto, como pode ser observado em junho de 2021, tanto as vendas digitais quanto as presenciais, praticamente se equiparam com 48% e 52%, respectivamente.
Since late 2019, Covid-19, the new coronavirus, has spread across the world. On March 11, 2020, the World Health Organization (WHO) declared that Covid-19 could be characterized as a pandemic. Thus, to prevent its spread, most countries implemented unprecedented restrictions, such as closing national borders, limiting public meetings and closing universities, schools, shops and restaurants. In some cases, cities and regions are being confined, which are expected to have serious consequences for the economies of countries, businesses and consumers. Thus, this work presents an analysis of digital communication strategies applied, in this set of circumstances in the retail segment, especially in the mattress sector, and the impacts on sales in the city of Araraquara, a municipality in the interior of the state of São Paulo, Brazil. The objective of this work is to better understand the digital communication strategies in front of a mattress store during a pandemic period, supported by the concepts found in the theory of digital marketing. For such, the methodology was developed through a bibliographical review, an exploratory, descriptive field research and with a qualitative approach of a case study. For data collection, a semi-structured interview was carried out with the owner of a mattress store through Whatsapp, which, based on the result of the questionnaire applied and a documentary analysis of the company, obtained the data for discussion of the research. In this context, in relation to the organization that portrays the case study of this research, there was a significant increase in online sales at the beginning of the pandemic, reaching 91.66% in March/2020, compared to 44% in February/2020, proving that the company's marketing and digital communication strategies were assertive. As soon as the most critical period of the impact of the pandemic - characterized by the impediment of face-to-face service was losing strength and commerce gradually returned to operating normally, albeit with restrictive security measures due to the pandemic scenario - the percentage of digital sales suffered a slight fall; initially at a scale of 5.66%; subsequently, there was an increase of 43% due to the release of the total reopening of stores and the greater flow of customers. However, as can be seen in June 2021, both digital and in-person sales practically matched with 48% and 52%, respectively.
Description: O trabalho foi aceito para ser publicado na Revista Academus, ISSN 2357-9285, com publicação on-line prevista para o primeiro semestre de 2022.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32345
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