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Título: Marketing esportivo: patrocínios um estudo de caso da Major League Soccer (MLS)
Título(s) alternativo(s): Sports marketing: sponsorships - a case study of Major League Soccer (MLS)
Autor(es): ARAÚJO, João Lucas Correr de
CASTRO, Eduardo Matheus Fernandes de
Orientador(es): VIEIRA, Luciana Moreira Martins
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Marketing esportivo;Patrocínio esportivo
Data do documento: 27-Nov-2018
Editor: 175
Referência Bibliográfica: ARAÚJO, João Lucas Correr de; CASTRO, Eduardo Matheus Fernandes de. Marketing esportivo: patrocínios um estudo de caso da Major League Soccer (MLS). Trabalho de Graduação (Curso Superior em Tecnologia em Gestão Empresarial) – Faculdade de Tecnologia de Piracicaba "Deputado Roque Trevisan", Piracicaba, 2018.
Resumo: Este trabalho apresenta as estratégias de marketing aplicadas pela liga de futebol profissional dos EUA, sob a ótica de um dos pilares estratégicos do marketing: o patrocínio. A partir da observação das estratégias utilizadas e como ela interferem na arrecadação com patrocínios, fica exposta a importância da gestão profissional dos clubes de futebol. O formato do trabalho, conceituando e explicando as vantagens da gestão profissionalizada, foi escolhido para facilitar a compreensão do tema proposto. Com esta publicação, espera que pesquisadores, alunos e stakeholders, se interessem e ampliem seus conhecimentos cada vez mais, contribuindo para que o mercado esportivo se profissionalize. O trabalho é também um incentivo as marcas que queiram investir nesse mercado, porque mostra conceitualmente a importância e a relação de troca no patrocínio através do esporte. Para realização do trabalho de graduação foi feita uma revisão de literatura sendo está uma pesquisa exploratória. Por meio da revisão bibliográfica buscou-se primeiramente compreender o tema e os conceitos e posteriormente por meio da pesquisa em sites oficiais e artigos, para saber o porquê da liga americana estar crescendo exponencialmente ano a ano e se destacando cada vez mais no cenário mundial. Concluímos que a gestão profissional dos clubes, principalmente na parte financeira, contribui para uma arrecadação cada vez maior de marcas que queiram ser parceiras e patrocinar os clubes e a liga. E consequentemente, a liga e os clubes crescem, permitindo uma arrecadação maior ano a ano em relação ao dinheiro que os patrocinadores investem. Com isso, o equilíbrio do campeonato é mantido e há um potencial muito grande para se crescer e arrecadar cada vez mais.
This work presents the marketing strategies applied by the professional soccer league of the USA, from the perspective of one of the strategic pillars of marketing: sponsorship. From the observation of the strategies used and how they interfere in the collection with sponsor ship, the importance of the professional management of football club sis exposed. The work format, conceptualizing and explaining the advantages of professional management, was chosen to facilitate the understanding of the proposed theme. With this publication, it hopes thatre searchers; students and stakeholders will become more interested and expand their knowledge, contributing to the professionalization of the sports market. The work is also an incentive for brands that want to invest in this market, because it shows conceptually the importance and there lation ship of exchange in the sponsor ship through the sport. For undergraduate work a literature review was done, this being an exploratory research. Through the bibliographical review, we first sought to understand the theme and concepts and later through research in official sites and articles, to know why the American League is growing exponentially year by year and becoming more prominent on the world stage. We conclude that the professional management of the clubs, especially in the financial sector, contributes to an increasing collection of brands that want to be partners and to sponsor the clubs and the league. And as a result, the league and clubs grow, allowing for a greater year-to-year revenue compared to the money that the sponsors invest. With this, the balance of the championship is maintained and there is a great potential to grow and raise more and more.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32333
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

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