Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32287
Title: Análise do impacto do comportamento político partidário dos empresários sobre a influência do comportamento dos consumidores: estudo de caso aplicado na cidade de Araraquara.
Other Titles: Analysis of the impact of the political partisan behavior of businesspeople on the influence of consumer behavior: case study applied in the city of Araraquara.
Authors: CARDOSO, Daniele Lenise
Advisor: QUILIMARTE, Alan
type of document: Monografia
Keywords: Consumidor;Comportamento;Marketing político
Issue Date: 2023
Publisher: 288
Citation: CARDOSO, Daniele Lenise. Análise do impacto do comportamento político partidário dos empresários sobre a influência do comportamento dos consumidores: estudo de caso aplicado na cidade de Araraquara. 2023. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial) - Faculdade de Tecnologia Prof. José Arana Varela, Araraquara, 2023
Abstract: O objetivo deste estudo é analisar como o comportamento dos consumidores é afetado pela postura política partidária dos empresários, explorando a influência e a reação dos consumidores. O estudo de caso foi realizado na cidade de Araraquara. O comportamento político-partidário dos empresários pode ter um impacto significativo na influência do comportamento dos consumidores, porque as decisões políticas tomadas pelos empresários podem afetar diretamente as políticas públicas e regulamentações que impactam o mercado e a sociedade em geral. Devido a polarização política que enfrentamos no Brasil o posicionamento político pode influenciar o comportamento do consumidor, afetando a escolha de marcas, o boicote a marcas, o engajamento nas redes sociais, as decisões de compra baseadas em valores e as preferências de consumo. Como metodologia foi feito uma revisão bibliográfica com autores que abordam o tema pesquisado, artigos, trabalhos de conclusão de curso e sites. Foi realizado uma pesquisa quantitativa com pessoas da região de Araraquara, interior de São Paulo. Os resultados mostraram que a maioria dos entrevistados nunca deixou de comprar em um estabelecimento devido ao comportamento político partidário dos empresários, apesar da maioria dos respondentes acreditarem que o comportamento político partidário das empresas afeta a imagem delas. Os resultados da pesquisa também trouxeram a informação que a maioria dos respondentes já teve algum tipo de desentendimento devido a opinião política, o que indica a existência de um clima de polarização e intolerância em relação às divergências políticas. É importante ressaltar que a política é um assunto relevante e que cada indivíduo tem o direito de possuir suas próprias opiniões e posicionamentos políticos. No entanto, é fundamental que essas opiniões sejam respeitadas e que haja um diálogo aberto e construtivo para se chegar a um entendimento comum.
The aim of this study is to analyze how consumer behavior is affected by businessmen's partisan political stance, exploring consumer influence and reaction. The case study was carried out in the city of Araraquara. The political-partisan behavior of entrepreneurs can have a significant impact on influencing consumer behavior, because political decisions taken by entrepreneurs can directly affect public policies and regulations that impact the market and society in general. Due to the political polarization we face in Brazil, political positioning can influence consumer behavior, affecting brand choice, brand boycotts, engagement in social networks, purchase decisions based on values and consumer preferences. As a methodology, a bibliographic review was carried out with authors who address the researched topic, articles, course completion works and websites. A quantitative survey was carried out with people from the region of Araraquara, in the interior of São Paulo. The results showed that the majority of respondents never stopped shopping at an establishment due to the political partisan behavior of businessmen, although most respondents believe that the political partisan behavior of companies affects their image. The survey results also brought information that most respondents had already had some kind of misunderstanding due to political opinion, which indicates the existence of a climate of polarization and intolerance in relation to political divergences. It is important to emphasize that politics is a relevant subject and that each individual has the right to have their own opinions and political positions. However, it is essential that these opinions are respected and
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32287
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
gestaocomercial_2023_01_danielelenisecardoso_analisedoimpactodocomportamentopolitico.pdf
  Restricted Access
1.29 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.