Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/3227
Título: Logística reversa: estudo de caso em centrais de recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos
Título(s) alternativo(s): Reverse logistics: a case study in empty containers receiving agrochemicals
Autor(es): SOUZA, Welliton Bispo de
Orientador(es): BALAN, Doralice de Souza Luro
Outro(s) contribuidor(es): MARCHINI, Daniela Maria Feltrin
CORREA, Nelson Luis de Souza
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Logística reversa;Embalagens;Meio ambiente - resíduos
Data do documento: 3-Dez-2018
Editor: 004
Referência Bibliográfica: SOUZA, Welliton Bispo de. Logística reversa: estudo de caso em centrais de recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos, 2018. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Tecnologia em Logística) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2018
Resumo: A logística reversa é um instrumento extremamente importante para a economia e, acima de tudo, para o meio ambiente. Desta forma, a presente monografia tem como enfoque estudar a logística reversa em cinco centrais de recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos, buscando descrever os processos realizados nestas centrais, analisar a legislação vigente que versa sobre o tema, além de identificar gargalos e possíveis melhorias para este modelo, isso tudo sob um olhar da sustentabilidade. Este trabalho tem um caráter qualitativo, foi realizado levantamento bibliográfico em fontes secundárias e documentais. Utilizou-se como método o estudo de caso, realizando aplicação de questionários junto a profissionais responsáveis pelas centrais e visitas técnicas. Estão incluídos dados objetivos que foram quantificados na coleta por questionários, entrevistas e visitas técnicas. No resultado da pesquisa evidencia-se um modelo eficiente e eficaz, pois é observado que toda a cadeia está integrada, através de um sistema, facilitando assim o bom desempenho do fluxo de recebimento, movimentação interna e transporte das embalagens até o seu destino final. Porém, é importante destacar que ainda existem gargalos a serem superados, tais como, a falta de fiscalização por parte do poder público, devolução de embalagens contendo produtos, falta de conscientização de pequenos produtores, entre outros. O mais importante é que o modelo de recebimento de embalagens implantado pela indústria de produção de defensivo agrícola, vem dando resultados surpreendentes, retirando do meio ambiente toneladas de resíduos, e dando a devida destinação adequada para os mesmos.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/3227
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
20182S_SOUZAWellitonBispode_OD0522.pdf1.43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.