Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32258
Title: | Caminhos de Paraty: aprendendo com história, arte, cultura e sabor |
Other Titles: | Paths of Paraty: learning with history, art, culture and flavor |
Authors: | SILVA, Cirlene Lopes da RODRIGUES, Sueli Aparecida FREIXEIRA, Andreia Zaik SILVA, Everton Joventino da LIRA, Tatiane Ramos de |
Advisor: | TAMIZARI, Rosa Maria |
Other contributor: | TAMIZARI, Rosa Maria |
type of document: | Projeto Técnico |
Keywords: | Roteiros turísticos;Guia de turismo;Turismo |
Issue Date: | 20-Dec-2024 |
Publisher: | CETEC – GEEAD (Unidade de Ensino Médio e Técnico- Grupo de Estudo de Educação à Distância ) |
Citation: | FREIXEIRA, Andreia Zaik; LIRA, Tatiane Ramos de; RODRIGUES, Sueli Aparecida; SILVA, Cirlene Lopes da; SILVA, Everton Joventino da. Caminhos de Paraty: aprendendo com História, arte, cultura e sabor, 2024. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Guia de Turismo) - CETEC – GEEAD (Unidade de Ensino Médio e Técnico - Grupo de Estudo de Educação a Distância), São Paulo, 2024. |
Abstract: | O presente estudo aborda o turismo pedagógico como ferramenta educacional complementar à aprendizagem formal, destacando sua importância na valorização cultural e no desenvolvimento cognitivo dos indivíduos. O turismo, ao proporcionar experiências imersivas, favorece a fixação de conteúdos e promove a preservação do patrimônio histórico e cultural. O trabalho tem como objetivo principal analisar o potencial da cidade de Paraty (RJ) para a implementação de roteiros pedagógicos, considerando sua riqueza histórica, cultural e ambiental. A pesquisa propõe um roteiro estruturado de dois dias, incluindo visitas guiadas, atividades interativas e integração entre aprendizado e lazer. O estudo também examina a contribuição dos espaços não formais de aprendizagem na cidade e sua relevância para o desenvolvimento sustentável do turismo educacional. Dessa forma, o trabalho visa fornecer subsídios para gestores e profissionais do setor, fomentando iniciativas que aliem educação, turismo e preservação cultural. This study explores educational tourism as a complementary educational tool to formal learning, emphasizing its importance in cultural appreciation and cognitive development. Tourism, by providing immersive experiences, enhances content retention and promotes the preservation of historical and cultural heritage. The main objective of this research is to analyze the potential of the city of Paraty (RJ) for the implementation of educational tourism itineraries, considering its historical, cultural, and environmental richness. The study proposes a structured two-day itinerary, including guided tours, interactive activities, and the integration of learning and leisure. Additionally, the research examines the contribution of non-formal learning spaces in the city and their relevance to the sustainable development of educational tourism. Thus, this research aims to provide insights for managers and professionals in the field, fostering initiatives that combine education, tourism, and cultural preservation. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32258 |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CAMINHOS DE PARATY APRENDENDO COM HISTóRIA, ARTE, CULTURA E SABOR.pdf | Trabalho escrito | 533.05 kB | Adobe PDF | View/Open |
TA Caminhos de Paraty aprendendo com História, arte, cultura e sabor.pdf Restricted Access | 607.63 kB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.