Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32244
Título: Estudo do efeito do alivio de tensão no processo de soldagem MIG em aço SAE 1045
Título(s) alternativo(s): Study of the effect of stress relief in the MIG welding process on SAE 1045 steel
Autor(es): OLIVEIRA, Andrew Willian Cortez de
CASTRO, Eduardo Hebert de Paula
Orientador(es): FRANÇA, Edilon de Olliveira
Outro(s) contribuidor(es): FRANÇA, Edilon de Oliveira
CARVALHO, Marcelo Bergamini de
ROSA, Jorge Luiz
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Aço;Aço baixo carbono
Data do documento: Dez-2024
Editor: 133
Referência Bibliográfica: OLIVEIRA, Andrew Willian Cortez de; CASTRO, Eduardo Hebert de Paula. Estudo do efeito do alivio de tensão no processo de soldagem MIG em aço SAE 1045 (Curso Superior de Tecnologia em Processos Metalúrgicos) - Faculdade de Tecnologia de Pindamonhangaba. Pindamonhangaba, 2024.
Resumo: Este trabalho teve o objetivo de analisar quais os efeitos causados pelo tratamento térmico de alívio de tensão, realizando ensaios de metalografia e ensaio de dureza. Utilizou-se o processo de soldagem MIG automática, fonte marca Lincoln Electric modelo Power Wave S350, com arame sólido 1,2 mm ER70S6, a técnica de soldagem neutra tocha a 90°, aço ASTM A36, com as dimensões: 50mmX150mm x6,3mm.Foram realizadas um cordão de solda de revestimento no cento de cada chapa, com os parâmetros de soldagem: 18V, velocidade de soldagem de 300 mm/min, velocidade de alimentação do arame 6,3 m/min, vazão do gás de Argônio 15l/min e distância do bico de contato 15mm e variou a amperagem onde para CP1 foi de 225 A e CP2 234 A. Na sequência ao processo de soldagem, uma das chapas foi levada ao forno com aquecimento de 180ºC por hora até a temperatura de 650ºC, se manteve nesta temperatura por 1h e foi resfriada 180ºC por hora. Após isso, as chapas foram cortadas com auxílio da cortadeira metalográfica Marca Teclago modelo CM80 e retirada uma amostra de 15 mm de largura de cada chapa, totalizando 2 amostras. Que foram identificadas como CP 1 sem tratamento de alívio de tensão, CP2 com alívio de tensão de 650°C. Após esse processo, foi realizado o ataque químico com o reagente Nital 10%. Na sequência, foram realizadas as medições de dureza no perfil do cordão de solda. Utilizou-se a dureza Rockwell A. Conclui-se que o tratamento térmico de alivio de tensão com a temperatura de 650°C, não influenciou a penetração ou diluição da solda, que depende da energia de soldagem, mas alterou a estrutura dendritica da zona fundida para dendritica esferoidizada. Apesar de manter as características típicas do aço médio carbono no metal base, o tratamento diminuiu a dureza em até 11% na zona térmica afetada, mostrando que essa temperatura provocou mudanças internas significativo nessa região.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32244
Aparece nas coleções:Trabalhos de conclusão de curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.