Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32162
Title: Análise comparativa dos parâmetros de processo de soldagem subaquática molhada por eletrodo revestido
Other Titles: Comparative analysis of the parameters of underwater et welding process by shielded metal arc welding
Authors: PEREIRA, Eduardo Lopes Justino
SILVA, Paulo Leandro dos Reis
Advisor: RIBEIRO, Lúcia de Almeida
Other contributor: SANTOS, Carlos Eduardo Figueiredo dos
CANETTI, Eduardo Esperança
type of document: Monografia
Keywords: Soldagem;Eletrodo
Issue Date: 12-Dec-2018
Publisher: 133
Citation: PEREIRA, E. L. J.; SILVA, P. L. R. Análise comparativa dos parâmetros de processo de soldagem subaquática molhada por eletrodo revestido. 2018. Trabalho de Graduação (Curso de Processos de Soldagem). Faculdade de Tecnologia de Pindamonhangaba. Pindamonhangaba. 2018.
Abstract: A indústria Offshore no Brasil obteve maior foco na década de 70 com a descoberta de poços de petróleo na costa brasileira. Com a necessidade de se explorar, criou-se também a necessidade de se desenvolver tecnologias entorno desta área. A Soldagem Subaquática Molhada, surge como uma opção extremamente viável para manutenção de estruturas de navios e plataformas ainda em águas rasas, devido ao seu tempo de preparação e operacional, não precisando que tal estrutura seja rebocada de volta ao continente para se fazer tal reparo, algo que levariam semanas ou mesmo, meses. Diversas pesquisas tem sido desenvolvidas desde então, e por se tratar de um processo cheio de complexidades por conta do ambiente marinho, poucos se aprofundaram neste tema. A possibilidade de simular uma solda marinha em tanque criado na Fatec de Pindamonhangaba, pode gerar um grande numero de pesquisas científicas realizadas por alunos e professores. Este trabalho tem como objetivo avaliar os parâmetros usados para este tipo de soldagem, e avaliar quais as melhores condições e equipamentos para a construção de tanque de soldagem molhada na instituição. Os autores visitaram o Laboratório de Robótica e Simulação de Soldagem da UFMG, na cidade de Belo Horizonte, e fizeram testes de soldagem e avaliação de equipamentos necessários para a execução do processo. Os resultados obtidos serão apresentados, tanto sobre os cordões de solda feitos, quanto ao legado de futuros estudos a serem desenvolvidos na Fatec Pindamonhangaba.
A indústria Offshore no Brasil obteve maior foco na década de 70 com a descoberta de poços de petróleo na costa brasileira. Com a necessidade de se explorar, criou-se também a necessidade de se desenvolver tecnologias entorno desta área. A Soldagem Subaquática Molhada, surge como uma opção extremamente viável para manutenção de estruturas de navios e plataformas ainda em águas rasas, devido ao seu tempo de preparação e operacional, não precisando que tal estrutura seja rebocada de volta ao continente para se fazer tal reparo, algo que levariam semanas ou mesmo, meses. Diversas pesquisas tem sido desenvolvidas desde então, e por se tratar de um processo cheio de complexidades por conta do ambiente marinho, poucos se aprofundaram neste tema. A possibilidade de simular uma solda marinha em tanque criado na Fatec de Pindamonhangaba, pode gerar um grande numero de pesquisas científicas realizadas por alunos e professores. Este trabalho tem como objetivo avaliar os parâmetros usados para este tipo de soldagem, e avaliar quais as melhores condições e equipamentos para a construção de tanque de soldagem molhada na instituição. Os autores visitaram o Laboratório de Robótica e Simulação de Soldagem da UFMG, na cidade de Belo Horizonte, e fizeram testes de soldagem e avaliação de equipamentos necessários para a execução do processo. Os resultados obtidos serão apresentados, tanto sobre os cordões de solda feitos, quanto ao legado de futuros estudos a serem desenvolvidos na Fatec Pindamonhangaba.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32162
Appears in Collections:Trabalhos de conclusão de curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.