Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32127
Título: Investimento em energia solar e seus impactos no noroeste paulista
Título(s) alternativo(s): Investment in solar energy and its impacts in northwest São Paulo
Autor(es): LONGO, Arthur Henrique
SILVA, Elaine Cintia da
Orientador(es): CAETANO, Bruna Moreira dos Santos
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Fontes renováveis de energia;Sustentabilidade;Energia solar
Data do documento: 22-Nov-2024
Editor: 002 – Fatec São Paulo (Bom Retiro – São Paulo)
Referência Bibliográfica: LONGO, Arthur Henrique; SILVA, Elaine Cintia da; Investimento em energia solar e seus impactos no noroeste paulista, 2024. Trabalho de graduação (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial - Graduação Tecnológica à Distância) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2024.
Resumo: A sustentabilidade empresarial visa o desenvolvimento econômico, social e ambiental, respondendo à demanda por maior transparência, diversidade e inclusão. O artigo explora a crescente importância da sustentabilidade nas empresas, especialmente com a pressão para seguirem as diretrizes de ESG (ambiental, social e governança). No setor de energia, o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 7 busca garantir o acesso a energias limpas e acessíveis até 2030, promovendo a expansão das fontes renováveis na matriz energética global. Entre essas, a energia solar se destaca por seu baixo impacto ambiental e pela redução das emissões de gases de efeito estufa, sendo uma alternativa econômica para os consumidores. O texto também discute os desafios enfrentados pelas energias renováveis, aborda os incentivos e barreiras de investimento no ramo e destaca que nenhuma fonte é totalmente isenta de impacto ambiental. No entanto, a Agência Internacional de Energia (IEA) prevê que, até 2025, a energia solar ultrapassará o carvão como a principal fonte de geração de eletricidade, representando 42% da eletricidade mundial até 2028. No Brasil, o artigo foca na região Noroeste de São Paulo, ressaltando seu potencial para o desenvolvimento de energia solar, especialmente através de investimentos em usinas fotovoltaicas. A metodologia da pesquisa é baseada em uma revisão teórica de literatura com foco em investimentos em energia fotovoltaica, com ênfase no Noroeste Paulista. A energia solar, apontada como uma solução sustentável, tem sido cada vez mais valorizada devido à sua capacidade de gerar eletricidade sem emissões de poluentes. Exemplo disso são as usinas fotovoltaicas em Pereira Barreto, Pedranópolis e Castilho, que demonstram a relevância dos investimentos na região. Os resultados da pesquisa indicam que, apesar dos investimentos feitos, a representatividade da energia solar no estado de São Paulo ainda é modesta, correspondendo a apenas 2,4% da geração de energia estadual. Contudo, o artigo destaca o enorme potencial de crescimento, uma vez que apenas uma pequena fração da área do estado seria necessária para gerar 9.100 MW de energia solar. Dessa forma, pode-se concluir que o Brasil, especialmente a região Noroeste Paulista, apresenta condições favoráveis para o avanço da energia solar, oferecendo um campo promissor para o desenvolvimento sustentável e para a expansão de usinas fotovoltaicas.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32127
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.