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Título: As diversas visões sobre a logística reversa e sua significação
Autor(es): FIESCHI, Roberto
Orientador(es): CARDOSO, Salvador
Outro(s) contribuidor(es): CARDOSO, Salvador
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Logística reversa;Ciclos econômicos;Sustentabilidade
Data do documento: 2024
Editor: 125
Referência Bibliográfica: FIESCHI, R. As diversas visões sobre a logística reversa e sua significação. 2024. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Logística) – Etec Dr. Geraldo José Rodrigues Alckmin, Taubaté, 2024.
Resumo: Diante do crescente interesse da sociedade em relação ao meio ambiente, aliado à criação de legislações ambientais que visam mitigar os impactos dos resíduos gerados, estão sendo desenvolvidas políticas públicas que compartilham a responsabilidade pelo ciclo de vida dos produtos. Essa responsabilidade não recai apenas sobre o governo, mas também sobre produtores e consumidores. A logística reversa, que compreende um conjunto de ações e procedimentos para facilitar a coleta e o retorno de resíduos sólidos ao setor produtivo, desempenha um papel fundamental nas atividades de redução, movimentação e disposição de produtos e embalagens, integrando-os a novos ciclos produtivos ou garantindo uma destinação final que respeite critérios ambientais, por meio de sistemas de logística de pós-venda ou pós-consumo. A implementação da logística reversa tem se tornado cada vez mais relevante no contexto empresarial, especialmente em relação à sustentabilidade e ao valor agregado dos produtos. Assim, este estudo busca oferecer uma descrição histórica e conceitual da logística reversa, fundamentada em uma revisão bibliográfica, destacando sua influência e importância para o setor empresarial, a sociedade e o meio ambiente. Em seguida, são apresentadas legislações que definem e regulamentam a logística reversa, com ênfase na Política Nacional de Resíduos Sólidos. Por fim, a presença desse sistema no setor empresarial é analisada por meio de um estudo de caso. Os resultados obtidos mostram a eficácia da implementação da logística reversa, evidenciada pelo retorno de mais de 30.000 frascos de uma única marca em três anos, além de promover uma mudança na percepção dos clientes em relação à marca, a partir da divulgação e incentivo à campanha de devolução de embalagens.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32124
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

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