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Título: Construção da marca pessoal: o papel do personal branding no empreendedorismo
Título(s) alternativo(s): Building a personal brand: the role of personal branding in entrepreneurship
Autor(es): MORAES, Alexia Leticia de Lima
RODRIGUES, Pamela Marchetti
Orientador(es): CARVALHO, Gilvane Aparecida de
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Empreendedorismo;Marketing;Redes sociais;Marcas
Data do documento: Dez-2024
Editor: 269
Referência Bibliográfica: Moraes, Alexia Leticia De Lima. Construção da marca pessoal: o papel do personal branding no empreendedorismo, 2024. Trabalho de conclusão de Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial. Fatec São Carlos, São Carlos, 2024.
Resumo: O empreendedorismo contemporâneo está intrinsecamente ligado ao conceito de personal branding, o qual se configura como uma estratégia essencial na gestão da imagem e reputação pessoal de empreendedores de diferentes portes. Quando bem utilizado, esse recurso não apenas potencializa a lucratividade dos negócios, mas também pode se tornar uma barreira caso seja mal aplicado. Com o avanço das tecnologias e o impacto crescente das redes sociais, tornou-se indispensável obter um diferencial para manter a visibilidade no mercado e prosperar em um ambiente competitivo, além de fortalecer o networking empresarial. Este artigo tem como objetivo explorar a relação entre a construção do personal branding e o sucesso no empreendedorismo, utilizando estudos de caso de personalidades como Anitta e Bianca Andrade, que exemplificam a aplicação bem-sucedida dessa estratégia. Busca-se identificar os principais fatores e mecanismos que influenciam essa relação. Os resultados indicam que o alinhamento de valores, a consistência na comunicação e a autenticidade são fundamentais para o sucesso dessa estratégia. O artigo também visa fornecer orientações para que empreendedores se posicionem de maneira distinta e positiva no mercado, destacando seus valores, habilidades e autenticidade, a fim de construir marcas pessoais impactantes e potencializar seus negócios no cenário competitivo atual.
Contemporary entrepreneurship is increasingly associated with the concept of personal branding, which is a fundamental strategy for managing personal image and reputation for entrepreneurs of all sizes. This tool can, in fact, serve both as a strategic resource, increasing business profitability, and as an obstacle if it is not used properly. With technological advances and the emergence of social networks, it has become essential to gain an edge in order to remain competitive and facilitate business networking. In this context, this article aims to investigate the relationship between personal branding and success in entrepreneurship, identifying the main factors and mechanisms that influence this relationship. The aim is to position individuals in a distinctive and positive way in the market, highlighting their values, skills and authenticity, and offering guidance for entrepreneurs to build cohesive and impactful personal brands.
Descrição: Declaro para os devidos fins, que a submissão intitulada “Construção da marca pessoal: O papel do personal branding no empreendedorismo”, autoria de Alexia Leticia de Lima Moraes, Pamela Marchetti Rodrigues e Gilvane Aparecida de Carvalho, foi DEFERIDA para publicação na edição n.20, ano X, 1º semestre de 2025 da Revista Eletrônica Anima Terra - ISSN 2526-1940. Submissão recebida em: 27 de setembro de 2024. Previsão da publicação: Final do 1º semestre de 2025.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32119
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

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