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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32119
Título: | Construção da marca pessoal: o papel do personal branding no empreendedorismo |
Título(s) alternativo(s): | Building a personal brand: the role of personal branding in entrepreneurship |
Autor(es): | MORAES, Alexia Leticia de Lima RODRIGUES, Pamela Marchetti |
Orientador(es): | CARVALHO, Gilvane Aparecida de |
Tipo documental: | Artigo Científico |
Palavras-chave: | Empreendedorismo;Marketing;Redes sociais;Marcas |
Data do documento: | Dez-2024 |
Editor: | 269 |
Referência Bibliográfica: | Moraes, Alexia Leticia De Lima. Construção da marca pessoal: o papel do personal branding no empreendedorismo, 2024. Trabalho de conclusão de Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial. Fatec São Carlos, São Carlos, 2024. |
Resumo: | O empreendedorismo contemporâneo está intrinsecamente ligado ao conceito de personal
branding, o qual se configura como uma estratégia essencial na gestão da imagem e
reputação pessoal de empreendedores de diferentes portes. Quando bem utilizado, esse
recurso não apenas potencializa a lucratividade dos negócios, mas também pode se tornar
uma barreira caso seja mal aplicado. Com o avanço das tecnologias e o impacto crescente
das redes sociais, tornou-se indispensável obter um diferencial para manter a visibilidade no
mercado e prosperar em um ambiente competitivo, além de fortalecer o networking
empresarial. Este artigo tem como objetivo explorar a relação entre a construção do
personal branding e o sucesso no empreendedorismo, utilizando estudos de caso de
personalidades como Anitta e Bianca Andrade, que exemplificam a aplicação bem-sucedida
dessa estratégia. Busca-se identificar os principais fatores e mecanismos que influenciam
essa relação. Os resultados indicam que o alinhamento de valores, a consistência na
comunicação e a autenticidade são fundamentais para o sucesso dessa estratégia. O artigo
também visa fornecer orientações para que empreendedores se posicionem de maneira
distinta e positiva no mercado, destacando seus valores, habilidades e autenticidade, a fim
de construir marcas pessoais impactantes e potencializar seus negócios no cenário
competitivo atual. Contemporary entrepreneurship is increasingly associated with the concept of personal branding, which is a fundamental strategy for managing personal image and reputation for entrepreneurs of all sizes. This tool can, in fact, serve both as a strategic resource, increasing business profitability, and as an obstacle if it is not used properly. With technological advances and the emergence of social networks, it has become essential to gain an edge in order to remain competitive and facilitate business networking. In this context, this article aims to investigate the relationship between personal branding and success in entrepreneurship, identifying the main factors and mechanisms that influence this relationship. The aim is to position individuals in a distinctive and positive way in the market, highlighting their values, skills and authenticity, and offering guidance for entrepreneurs to build cohesive and impactful personal brands. |
Descrição: | Declaro para os devidos fins, que a submissão intitulada “Construção da marca pessoal: O papel do personal branding no empreendedorismo”, autoria de Alexia Leticia de Lima Moraes, Pamela Marchetti Rodrigues e Gilvane Aparecida de Carvalho, foi DEFERIDA para publicação na edição n.20, ano X, 1º semestre de 2025 da Revista Eletrônica Anima Terra - ISSN 2526-1940. Submissão recebida em: 27 de setembro de 2024. Previsão da publicação: Final do 1º semestre de 2025. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32119 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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