Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32069
Title: Tecnologia da informação e educação: um estudo sobre as ferramentas tecnológicas
Other Titles: Information technology and education: a study on technological tools
Authors: SERRANO, Marcelo Vinicio
Advisor: FRESCHI, Ana Carolina
type of document: Monografia
Keywords: Educação;Acesso à educação;Ensino superior
Issue Date: Jul-2020
Publisher: 182
Citation: SERRANO, Marcelo Vinicio. Tecnologia da informação e educação: um estudo sobre as ferramentas tecnológicas. 2020. 53 f. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Gestão da Tecnologia da Informação) - Fatec Catanduva, Catanduva, 2020.
Abstract: Considerando o desenvolvimento da comunicação e da educação, o uso de ferramentas tecnológicas para a aprendizagem vem sendo aprimorado. Os professores podem utilizá-las para diversas finalidades, seja para aumentar o sucesso da aprendizagem, seja para manter o interesse do aluno no assunto ou tema desenvolvido. Este trabalho tem como objetivo analisar quais e como as ferramentas tecnológicas são utilizadas em diferentes contextos de Ensino Superior a fim de orientar os professores sobre as possíveis maneiras de utilizá-las. Para tanto, utilizam-se a pesquisa bibliográfica e a aplicação de questionários a serem respondidos por professores de instituições de Ensino Superior da cidade de Catanduva-SP. O trabalho aponta que, compreendendo quais ferramentas tecnológicas se encaixam nos contextos, permite-se que a tecnologia seja benéfica para a aprendizagem.
Considering the development of communication and education, the use of technology tools for learning has been enhanced. Teachers can use them for diverse purposes: learning success or keeping students’ interest on subject or theme developed. This work aims at analyzing which and how technology tools are used in different contexts of education system to guide teachers about possible ways of using them. To do that, it is used bibliographic search and survey application to be answered by teachers of education systems in Catanduva -SP. The work points out that understanding which technology tools fit in context allow technology to be beneficial for learning.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32069
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
gestao_tecnologia_informacao_2020_1_marcelo_vinicio_serrano_tecnologia_da_informacao_e_educaçao.pdf
  Restricted Access
1.39 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.