Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32069
Title: | Tecnologia da informação e educação: um estudo sobre as ferramentas tecnológicas |
Other Titles: | Information technology and education: a study on technological tools |
Authors: | SERRANO, Marcelo Vinicio |
Advisor: | FRESCHI, Ana Carolina |
type of document: | Monografia |
Keywords: | Educação;Acesso à educação;Ensino superior |
Issue Date: | Jul-2020 |
Publisher: | 182 |
Citation: | SERRANO, Marcelo Vinicio. Tecnologia da informação e educação: um estudo sobre as ferramentas tecnológicas. 2020. 53 f. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Gestão da Tecnologia da Informação) - Fatec Catanduva, Catanduva, 2020. |
Abstract: | Considerando o desenvolvimento da comunicação e da educação, o uso de ferramentas
tecnológicas para a aprendizagem vem sendo aprimorado. Os professores podem utilizá-las para
diversas finalidades, seja para aumentar o sucesso da aprendizagem, seja para manter o interesse
do aluno no assunto ou tema desenvolvido. Este trabalho tem como objetivo analisar quais e
como as ferramentas tecnológicas são utilizadas em diferentes contextos de Ensino Superior a
fim de orientar os professores sobre as possíveis maneiras de utilizá-las. Para tanto, utilizam-se
a pesquisa bibliográfica e a aplicação de questionários a serem respondidos por professores de
instituições de Ensino Superior da cidade de Catanduva-SP. O trabalho aponta que,
compreendendo quais ferramentas tecnológicas se encaixam nos contextos, permite-se que a
tecnologia seja benéfica para a aprendizagem. Considering the development of communication and education, the use of technology tools for learning has been enhanced. Teachers can use them for diverse purposes: learning success or keeping students’ interest on subject or theme developed. This work aims at analyzing which and how technology tools are used in different contexts of education system to guide teachers about possible ways of using them. To do that, it is used bibliographic search and survey application to be answered by teachers of education systems in Catanduva -SP. The work points out that understanding which technology tools fit in context allow technology to be beneficial for learning. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32069 |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
gestao_tecnologia_informacao_2020_1_marcelo_vinicio_serrano_tecnologia_da_informacao_e_educaçao.pdf Restricted Access | 1.39 MB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.