Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32069
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFRESCHI, Ana Carolina-
dc.contributor.authorSERRANO, Marcelo Vinicio-
dc.date.accessioned2025-04-17T22:55:17Z-
dc.date.available2025-04-17T22:55:17Z-
dc.date.issued2020-07-
dc.identifier.citationSERRANO, Marcelo Vinicio. Tecnologia da informação e educação: um estudo sobre as ferramentas tecnológicas. 2020. 53 f. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Gestão da Tecnologia da Informação) - Fatec Catanduva, Catanduva, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32069-
dc.description.abstractConsiderando o desenvolvimento da comunicação e da educação, o uso de ferramentas tecnológicas para a aprendizagem vem sendo aprimorado. Os professores podem utilizá-las para diversas finalidades, seja para aumentar o sucesso da aprendizagem, seja para manter o interesse do aluno no assunto ou tema desenvolvido. Este trabalho tem como objetivo analisar quais e como as ferramentas tecnológicas são utilizadas em diferentes contextos de Ensino Superior a fim de orientar os professores sobre as possíveis maneiras de utilizá-las. Para tanto, utilizam-se a pesquisa bibliográfica e a aplicação de questionários a serem respondidos por professores de instituições de Ensino Superior da cidade de Catanduva-SP. O trabalho aponta que, compreendendo quais ferramentas tecnológicas se encaixam nos contextos, permite-se que a tecnologia seja benéfica para a aprendizagem.pt_BR
dc.description.abstractConsidering the development of communication and education, the use of technology tools for learning has been enhanced. Teachers can use them for diverse purposes: learning success or keeping students’ interest on subject or theme developed. This work aims at analyzing which and how technology tools are used in different contexts of education system to guide teachers about possible ways of using them. To do that, it is used bibliographic search and survey application to be answered by teachers of education systems in Catanduva -SP. The work points out that understanding which technology tools fit in context allow technology to be beneficial for learning.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informaçãopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher182pt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAcesso à educaçãopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subject.otherInformação e Comunicaçãopt_BR
dc.titleTecnologia da informação e educação: um estudo sobre as ferramentas tecnológicaspt_BR
dc.title.alternativeInformation technology and education: a study on technological toolspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
gestao_tecnologia_informacao_2020_1_marcelo_vinicio_serrano_tecnologia_da_informacao_e_educaçao.pdf
  Restricted Access
1.39 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.