Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32048
Título: O papel de florestas remanejadas para a produção de empresas locais no combate ao desmatamento
Título(s) alternativo(s): The role of forests relocated to local production companies in combating deforestation
Autor(es): SANTOS, João Pedro de Almeida dos
ANTONIO, Larissa Priscila
SOUZA, Rayssa Kimberly de
CALIXTO, Samira
Orientador(es): BARRADA, Wanderson Ferreira e Silva
CANELLA, Victor Borges
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Desmatamento;Manejo florestal;Sustentabilidade;Indústria madeireira
Data do documento: 26-Nov-2024
Editor: 002 – Fatec São Paulo (Bom Retiro – São Paulo)
Referência Bibliográfica: SANTOS, João Pedro de Almeida dos; ANTONIO, Larissa Priscila; SOUZA, Rayssa Kimberly de; CALIXTO, Samira. O papel de florestas remanejadas para a produção de empresas locais no combate ao desmatamento, 2024. Trabalho de graduação (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial - Graduação Tecnológica à Distância) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2024.
Resumo: Visando entender questões como sustentabilidade, as razões, os procedimentos, benefícios e demais experiências acerca de uma determinada empresa no setor madeireiro do interior de São Paulo, fizemos este trabalho para entender o setor que envolve as florestas de manejo e suas vertentes.Esta empresa do setor utilizando de forma limpa e transparente os recursos perante os órgãos competentes de verificação e fiscalização, cataloga, utiliza, replanta, acelera o processo de crescimento de árvores na natureza e controla o desmatamento local. Através de métodos e critérios promove o desenvolvimento sustentável da região, favorecendo o crescimento local e a sustentabilidade. Milhões de árvores são certificadas na modalidade do manejo florestal, o que garante a sustentabilidade e as boas práticas desse setor, o que vem a gerar maior confiabilidade ao consumidor final que busca preservando e valorizando cada vez mais as práticas de proteção ambiental e o combate ao desmatamento, sendo certificados e protegidos pelo Conselho de Manejo Florestal e mantém-se de acordo com as determinantes leis de proteção. Apesar de ter enfrentado grandes desafios, graças aos avanços tecnológicos essa empresa do setor madeireiro pôde trazer significativo crescimento socioambiental. Neste trabalho se utilizou do método de pesquisa descritiva e baseado em entrevistas estruturadas, por meio da amostragem não probabilística. Concluindo que o objetivo foi analisar o índice de desenvolvimento empresarial no setor de remanejo florestal, realizando estudo de caso e entrevista em uma empresa especializada no setor madeireiro, analisando a catalogação de diferentes grupos e dificuldades empresariais no processo da conservação do meio ambiente, preocupando-se com questões ambientais e socioculturais. Ao preponderar ações de remanejo, indivíduos e empresas potencializam o uso de recursos, reduzindo resíduos e impactos ambientais.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32048
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.