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Título: Influência da velocidade no desgaste por deslizamento pino x disco do par de aço ABNT 8620 cementado e temperado
Título(s) alternativo(s): Influence of speed on sliding wear of pin x disc of the ABNT 8620 cemented and tempered steel pair
Autor(es): RIBEIRO, Fernando Henrique Camargo
FREITAS, Rafael Nogueira de Moura
Orientador(es): RODRIGUES, Humberto Lopes
Outro(s) contribuidor(es): RIVAROLI JUNIOR, Amir
RITA, Cristian Clay Paternian
GODOY, João Maurício
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Carbono;Desgaste
Data do documento: 18-Dez-2018
Editor: 133
Referência Bibliográfica: FREITAS, R. N. de M. F.; RIBEIRO, F. H. C. Influência da velocidade no desgaste por deslizamento pino x disco do par de aço ABNT 8620 cementado e temperado. 2018. Monografia (Curso Superior de Tecnologia em Manutenção Industrial) - Faculdade de Tecnologia de Pindamonhangaba, Pindamonhangaba, 2018.
Resumo: É imprescindível que com os avanços tecnológicos na área mecânica, o mercado industrial venha acompanhar esse crescimento, como por exemplo analisando a matéria pois para oferecer maior qualidade ao seu produto final. Em função desse contexto, este trabalho teve a finalidade de apresentar os resultados experimentais do ensaio de desgaste por deslizamento de pino x disco no mesmo tipo de aço visando comparar a influência da velocidade na vida útil da peça, simulando condição de peças e componentes que sofrem atrito e trabalham com velocidade variável, afim de identificar o momento em que deve ser substituída uma peça ou componente, para que não seja trocada antecipadamente ou para que não exceda seu tempo de vida útil e cause danos em outros componentes e a parada indesejada de um equipamento. O material utilizando para este trabalho foi três pares de aço no material SAE 8620 que foram cementado e temperado. O tratamento térmico de cementação seguido de tempera e revenimento foi utilizado por ser muito empregado para este tipo de aplicação. A preferência por esse tipo de aço se deu, porque o mesmo contém baixo teor de carbono, além de ser um aço tenaz com pouca resistência ao desgaste. Os materiais passaram pelo processo termoquímico de cementação sólida e têmpera em óleo, a fim de contrair carbono em sua camada superficial, mantendo o núcleo tenaz, mas fazendo com que sua superfície fique resistente ao desgaste. Após a realização dos ensaios e a comparação dos dados coletados, foi possível perceber nos corpos de prova, alterações de perda de volume. Os ensaios realizados, mostraram que houve desgaste individual das peças. Por isso, nessa área de estudos, buscar meios para interromper ou mitigar a progressão do desgaste, é fundamental para garantir uma maior durabilidade de componentes e equipamentos, e consequentemente, propiciar a competitividade no mercado.
What is essential with the technological advances in the mechanical area, the industrial market will follow this growth, for example analyzing a matter for the highest quality to its final product. To a great extent, this work had the purpose of presenting the experimental results of the Displacement Test by Displacement of Pins and Discotheque. friction and works, in order to separate the moment at which a part or component must be replaced, so that it is not changed in advance or that its useful life is not fulfilled and cause damage to other components and an unwanted stoppage of a equipment. The material used for this work was not SAE 8620 steel that was cemented and tempered. The heat treatment of tempering and tempering together was used because it is very recent for this type of application. Why steel was given, because the year had carbon light, besides being a tenacious steel with little resistance to wear. The materials were subjected to a thermal process of drying and oil quenching, remaining superficial, keeping the core tenacious, but making its body become resistant to wear. After the tests and a comparison of the data, it was possible to obtain changes in volume loss in the test specimens. The tests were performed, they occurred individually of pieces. For this reason, this area of studies, looking for indicators for the progress or reduction of wear, is fundamental to guarantee greater power of components and equipment, and consequently, to provide a market competitiveness.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/31888
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