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Title: O marketing verde utilizado pelas empresas brasileiras de cosméticos Bioart e B.O.B: Bars Over Bottles como diferencial competitivo
Other Titles: Green marketing used by Brazilian cosmetics companies Bioart and B.O.B: Bars Over Bottles as a competitive advantage
Authors: SILVA, Ana Beatriz da
BARROS, Jadilene Antunes
LIAL, Jaine Soares
CURTIS, Kiany Santoro de
Advisor: PEREIRA, Samaris Ramiro
BONETTE, Luiz Rodrigo
type of document: Artigo Científico
Keywords: Cosméticos;Marketing ambiental;Gestão ambiental;Sustentabilidade
Issue Date: 20-Nov-2024
Publisher: 002 – Fatec São Paulo (Bom Retiro – São Paulo)
Citation: SILVA, Ana Beatriz da; BARROS, Jadilene Antunes; LIAL, Jaine Soares; CURTIS, Kiany Santoro de. O marketing verde utilizado pelas empresas brasileiras de cosméticos Bioart e B.O.B: Bars Over Bottles como diferencial competitivo, 2024. Trabalho de graduação (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial - Graduação Tecnológica à Distância) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2024.
Abstract: Implantar práticas de gestão ambiental tornou-se uma preocupação das organizações do mundo todo e, em particular, das empresas do setor de cosméticos, cujos consumidores estão mais exigentes quanto à sustentabilidade dos produtos ofertados. Através do chamado marketing verde, tais empresas têm informado seus clientes sobre sua responsabilidade ambiental. Por tal razão, explorou-se como as empresas brasileiras do ramo de cosméticos Bioart e B.O.B.: Bars over Bottles (em tradução livre do Inglês: “Barras ao invés de Garrafas”) estão não apenas cumprindo com a legislação ambiental, mas também utilizando-a como diferencial competitivo no mercado, alinhando-se com a crescente demanda de consumidores em busca de produtos ecologicamente corretos. Bioart e B.O.B.: Bars over Bottles foram escolhidas devido à sua abordagem distinta em prol da sustentabilidade. O presente estudo teve como objetivo evidenciar o uso dos princípios da gestão ambiental e do cumprimento às normas ambientais como estratégia de marketing nas mídias sociais das referidas empresas. Para tanto, foi adotada uma metodologia de pesquisa qualitativa, com a combinação dos métodos bibliográfico e documental. A pesquisa bibliográfica foi utilizada para descrever os conceitos fundamentais de sustentabilidade, gestão ambiental, marketing e marketing verde, fornecendo o referencial teórico necessário para a análise, enquanto a pesquisa documental foi empregada para levantar e analisar as ações publicitárias com apelo ambiental utilizadas pelas empresas em seus respectivos perfis na rede social Instagram. Por fim, os dados coletados foram analisados de modo a correlacionar as estratégias de marketing verde empregadas nas ações publicitárias observadas com os preceitos da gestão ambiental. Os resultados mostraram que Bioart se destaca por seu compromisso em utilizar ingredientes orgânicos e embalagens biodegradáveis. A empresa trabalha a sustentabilidade como pilar central de sua identidade, promovendo transparência e responsabilidade ambiental. Por outro lado, B.O.B.: Bars over Bottles adota uma abordagem inovadora ao reduzir o uso de plásticos e implementar um modelo de economia circular. A marca enfatiza a reutilização e a reciclagem de materiais como parte de sua proposta de valor, buscando minimizar o desperdício e maximizar a eficiência dos recursos. Ambas as empresa demonstraram que o uso do marketing verde pode ser eficaz, pois conseguiram não apenas fortalecer e distinguir suas marcas, mas também engajar um público que valoriza práticas sustentáveis e está disposto a pagar mais por produtos alinhados aos seus valores. O estudo concluiu que o uso de estratégias de marketing verde oferece vantagens competitivas substanciais para as empresas do ramo de cosméticos. As empresas devem equilibrar o investimento em sustentabilidade com uma comunicação eficaz para maximizar os benefícios e garantir vantagem competitiva duradoura.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/31884
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