Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/31773
Título: Economia colaborativa e sustentável na cidade de Ourinhos: breves noções sobre possibilidades e desafios
Título(s) alternativo(s): Collaborative and sustainable economy in the city of Ourinhos: brief notions about possibilities and challenges
Autor(es): PERINETO, Felipe Manoel Quaresma
SUPRIANO, Fernanda Caroline
CAMPIDELLI, Flávia da Silva Lima
COSTA, Francisca Amanda Alves da
OLIVALDO, Leila Aparecida
Orientador(es): DIAS, Marluce Gavião Sacramento
GANDOLFI, Marcus Vinícius Cavalcanti
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Desenvolvimento sustentável;Desenvolvimento econômico;Reciclagem;Preservação ambiental
Data do documento: 25-Nov-2024
Editor: 002 – Fatec São Paulo (Bom Retiro – São Paulo)
Referência Bibliográfica: PERINETO, Felipe Manoel Quaresma; SUPRIANO, Fernanda Caroline; CAMPIDELLI, Flávia da Silva Lima; COSTA, Francisca Amanda Alves da; OLIVALDO, Leila Aparecida. Economia colaborativa e sustentável na cidade de Ourinhos: breves noções sobre possibilidades e desafios, 2024. Trabalho de graduação (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial - Graduação Tecnológica à Distância) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2024.
Resumo: As economias colaborativa e sustentável possuem destaque global devido a promover uma distribuição mais equitativa tanto de recursos quanto de serviços, e, ao mesmo tempo, promovem a redução do consumo desnecessário de recursos naturais. No Brasil, associa-as à inovação, especialmente nos setores tecnológicos e de serviços. Além disso, abrem novas oportunidades de mercados, estimulando o empreendedorismo, inovação e preservação ambiental, possuindo, consequentemente, papel essencial na sustentabilidade, que se busca atender às necessidades atuais sem comprometer os recursos das gerações futuras. A cidade de Ourinhos, localizada no interior de São Paulo, destaca-se por utilizar as práticas colaborativas em meio a um cenário de crescimento econômico. Apesar de não se destacar como um polo tecnológico, esta cidade é promissora em relação ao desenvolvimento de economias colaborativas e sustentáveis, como, por exemplo, a cooperativa de reciclagem Recicla Ourinhos, que, desde 2003, destina resíduos de forma adequada contribuindo para preservação ambiental, gerando, além de tudo, renda para seus trabalhadores, na qual baseia-se o trabalho. Este investiga como a Economia Sustentável e Colaborativa pode impulsionar o desenvolvimento econômico de Ourinhos através da cooperativa Recicla Ourinhos, originada com a iniciativa de catadores de recicláveis e, atualmente, integrase ao sistema de limpeza urbana. Utiliza-se neste, a abordagem qualitativa, na qual promove entrevistas e questionários a fim de analisar os desafios e práticas sustentáveis da cooperativa, para, então, compreender como esses modelos econômicos podem promover e promoveram o desenvolvimento sustentável em cidades menores.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/31773
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.