Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/31756
Título: Empregabilidade e desenvolvimento social: estudo de caso no Vale do Paraíba
Título(s) alternativo(s): Employability and social development: case study in the Paraíba Valley
Autor(es): SANTOS, Alessandra Machado dos
SANTOS, Ana Paula Almeida
DOROTEA, Gislene Ferreira
ALVES, Ráila Beatriz Moreira
FRANÇA, Sarah Maria Cabral
Orientador(es): DIAS, Marluce Gavião Sacramento
GANDOLFI, Marcus Vinícius Cavalcanti
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Desenvolvimento social;Inovação;Equidade;Tecnologia
Data do documento: 25-Nov-2024
Editor: 002 – Fatec São Paulo (Bom Retiro – São Paulo)
Referência Bibliográfica: SANTOS, Alessandra Machado dos; SANTOS, Ana Paula Almeida; DOROTEA, Gislene Ferreira; ALVES, Ráila Beatriz Moreira; FRANÇA, Sarah Maria Cabral. Empregabilidade e desenvolvimento social: estudo de caso no Vale do Paraíba, 2024. Trabalho de graduação (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial - Graduação Tecnológica à Distância) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2024.
Resumo: O desenvolvimento social é um conceito amplo que visa melhorar a qualidade de vida em diversas dimensões, como a equidade e inclusão. Diferente do desenvolvimento econômico, que foca no PIB, o social busca oferecer oportunidades para todos, em especial aos mais vulneráveis. Entre seus componentes essenciais, destacam-se a educação, saúde, emprego, inclusão social, infraestrutura e sustentabilidade. Esses pilares promovem uma sociedade mais justa e coesa. O investimento em desenvolvimento social fortalece o capital humano e cria condições para o crescimento sustentável, aumentando a qualificação profissional e oportunidades de emprego. São José dos Campos é um exemplo de desenvolvimento social associado à inovação tecnológica. O Parque de Inovação Tecnológica (PIT) é um dos maiores centros de tecnologia do Brasil, promovendo programas de educação continuada, estágios, parcerias com universidades, e incentivos a startups. Este ecossistema inovador melhora a competitividade global do município, isso se comprova com a aplicação de uma pesquisa de campo por meio de um questionário fechado aplicado aos munícipes do Vale do Paraíba em que os dados demonstram a influência do parque na vida dos cidadãos. A criação de economia verde e iniciativas para a indústria 4.0, é um tipo de ação que contribui diretamente para a redução de desigualdades e para o crescimento econômico sustentável da região. O avanço do parque continua em um ambiente ativo onde a ciência é reconhecida e as tecnologias são constantemente elaboradas. Podendo dizer que é o “vale do silício” brasileiro, expandindo as empresas, universidades e empreendedores. A concentração dos conhecimentos desenvolve a materialização das concepções dos diversos atores desse cenário favorecedor. Dessa forma, o futuro é garantido para que as novas gerações possam desfrutar de todo o avanço alcançado nesse legado. O parque tecnológico é um exemplo de importância em estimular o desenvolvimento de tecnologias que influenciam positivamente a sociedade. O Parque tem uma atribuição fundamental no crescimento econômico da região e do Brasil, ao estimular a geração de empregos qualificados, o desenvolvimento de novas tecnologias e a criação de empresas inovadoras, também um importante impulsor para a competitividade brasileira em setores estratégicos globais. As mais variadas áreas, incluindo a inteligência artificial ou qualquer outra tendência da inovação tecnológica, o PIT tem sido o local para resultados criativos. O parque continuará sendo um lugar de descobertas e com uma infraestrutura e um ambiente que estimula a cooperação entre empresas, pesquisadores e governo para promover avanço tecnológico no Brasil.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/31756
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.