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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/31740
Título: | O papel das habilidades interpessoais no desenvolvimento pessoal e profissional: estudo de caso |
Título(s) alternativo(s): | The role of interpersonal skills in personal and professional development: case study |
Autor(es): | ROCHA, Daiane Tamires Oscar OLIVEIRA, Milena Zagolin de |
Orientador(es): | LIMA, Edy Carlos Santos de |
Tipo documental: | Artigo Científico |
Palavras-chave: | Administração de recursos humanos;Treinamento de pessoal;Comportamento organizacional |
Data do documento: | 5-Dez-2024 |
Editor: | 171 |
Referência Bibliográfica: | ROCHA, D. T. O.; VIRGILIO, M. O.; LIMA, E. C. S. O papel das habilidades interpessoais no desenvolvimento pessoal e profissional: estudo de caso. 2024. Artigo de Graduação (Tecnologia em Gestão Empresarial) – Faculdade de Tecnologia Prof. José Camargo, Jales, 2024. Artigo apresentado no VIII Simpósio de Tecnologia da Fatec Jales – SITEF, 2024, Jales-SP. |
Resumo: | As soft skills são tão essenciais quanto as habilidades técnicas no ambiente de trabalho, pois contribuem para a construção de relações saudáveis e impulsionam o desenvolvimento profissional. Além disso, essas competências são fundamentais para criar vínculos sólidos tanto no âmbito profissional quanto pessoal, especialmente ao enfrentar desafios interpessoais por meio da comunicação, empatia e resolução de conflitos. Este artigo tem o objetivo de analisar o papel das habilidades interpessoais no desenvolvimento tanto pessoal quanto profissional, destacando sua importância para a melhoria do desempenho individual e organizacional. A pesquisa foi conduzida através de um estudo de caso em uma empresa do setor atacadista e varejista de alimentos, localizada em Jales, São Paulo. Foram aplicados questionários via Google Forms a seis supervisores do setor administrativo e 20 promotores de vendas entre abril e maio de 2024. Os dados coletados foram organizados em planilhas no Excel, gerando tabelas e gráficos para a análise. O estudo revelou que os supervisores possuem uma visão positiva sobre a empresa, destacando a comunicação clara, satisfação com suas funções e o investimento em treinamentos, criando um ambiente de trabalho motivador. Por outro lado, os colaboradores demonstram uma percepção mais dividida: embora reconheçam a cultura organizacional e a distribuição equilibrada de tarefas, metade não se sente valorizada, e 70% nunca participaram de treinamentos em soft skills, evidenciando uma lacuna significativa. Assim, a empresa precisa alinhar melhor as percepções entre supervisores e colaboradores, aumentando o investimento em treinamentos de soft skills e melhorando a comunicação sobre as oportunidades existentes, a fim de promover um ambiente mais coeso e motivador. Soft skills are just as essential as technical skills in the workplace, as they contribute to building healthy relationships and driving professional development. Moreover, these competencies are fundamental for creating solid connections both professionally and personally, especially when dealing with interpersonal challenges through communication, empathy, and conflict resolution. This article aims to analyze the role of interpersonal skills in both personal and professional development, highlighting their importance in improving individual and organizational performance. The research was conducted through a case study in a wholesale and retail food company located in Jales, São Paulo. Questionnaires were distributed via Google Forms to six administrative supervisors and 20 sales promoters between April and May 2024. The collected data was organized into Excel spreadsheets, generating tables and graphs for analysis. The study revealed that supervisors have a positive view of the company, highlighting clear communication, job satisfaction, and investment in training, which creates a motivating work environment. On the other hand, employees exhibit a more divided perception: while they acknowledge the organizational culture and the balanced distribution of tasks, half of them do not feel valued, and 70% have never participated in soft skills training, indicating a significant gap. Thus, the company needs to better align perceptions between supervisors and employees by increasing investment in soft skills training and improving communication regarding existing opportunities, in order to foster a more cohesive and motivated environment. |
Descrição: | Artigo apresentado no VIII Simpósio de Tecnologia da Fatec Jales – SITEF, 2024, Jales-SP. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/31740 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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