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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/31734
Título: | Metodologia de manutenção no sistema de arrefecimento em motores de combustão interna. |
Título(s) alternativo(s): | Methodology maintaining the cooling system for internal combustion engines. |
Autor(es): | SILVA, Ulisses Matheus LIMA, Rodrigo Fernandes |
Orientador(es): | ALVARENGA, Benedito Sergio Tavares |
Outro(s) contribuidor(es): | RIVAROLI JUNIOR, Amir ALVARENGA, Benedito Sergio Tavares LIMA, Natália Carvalho |
Tipo documental: | Monografia |
Palavras-chave: | Motores de combustão interna;Manutenção |
Data do documento: | 2014 |
Editor: | 133 |
Referência Bibliográfica: | LIMA, F. R.; SILVA, M. U. Metodologia de manutenção no sistema de arrefecimento em motores de combustão interna. 2014. Monografia (Curso Superior de Tecnologia em Manutenção Industrial) - Faculdade de Tecnologia de Pindamonhangaba, Pindamonhangaba, 2014. |
Resumo: | Esta metodologia de manutençãono sistema de arrefecimento em motores de combustão internaé uma estratégia disciplinada e altamente quantitativa com foco no aumento da eficiência e na melhoria dos resultados. Vários fabricantes de motores visam realizar uma manutenção que resulte em bons resultados.Para diminuir os custos operacionais e reduzir ao mínimo os tempos de parada do motor, é essencial a manutenção adequada do refrigerante.A ineficiência da manutenção gera o aumento de paradas e respectivamente o aumento de custos.(CUMMINSFILTRATION, 2013).Esta metodologia vai também ajudar o mecânico a encontrar a causa raiz do defeito ao invés de fazer manutenções corretivas e sem diagnósticos precisos.Para que a análise seja bem feita, não basta examinar a peça falhada. É necessário fazer um levantamento de como ocorreu; quais eram os sintomas; se já aconteceu antes; quanto tempo trabalhou o equipamento desde a compra até a última reforma; quais foram os reparos que já sofreu; em quais condições de serviço ocorreu a falha; quais foram os serviços anteriores; qual era o operador e por quanto tempo; e todo e qualquer dado que possa contribuir para encontrar a causa da ocorrência.(GIRUX, 2013). A análise de falhas de um equipamento está associada às atividades de investigação realizadas no mesmo ou em algum componente, após a ocorrência de sintomas ou problemas na sua operação, que resultarão em uma manutenção por obrigação criteriosa.Para que o mantenedor aborde o sistema de manutenção com um conhecimento bem embasado serão definidos os princípios de funcionamento do motor e do sistema de arrefecimento, e exemplificaremos resultados e situações de falhas relativas a problemas de refrigeração do motor.Um dos sistemas de motores mais afetados pelas variações de clima, altitudes, cargas e horas de funcionamento, é o sistema de arrefecimento, pois a manutenção da temperatura nos níveis adequados a cada tipo de operação não é tarefa das mais fáceis.O motor desenvolve até 2.760ºC de calor dentro da câmara de combustão. Calor suficiente para fundir o motor completo em menos de trinta minutos. Um dos pontos mais delicados dos motores atuais é a manutenção do funcionamento a uma temperatura ideal, pelo maiortempo possível, independentemente das exigências a que esteja sendo submetido.(MTE- THOMSON, 2013). Em condições não controladas de temperatura das partes metálicas do motor, elas podem sofrer sérios danos, fazendo-se imprescindível a previsão de um apropriado resfriamento das mesmas. (CROUSE E ANGLIN, 1977). This maintenance methodology is a disciplined and quantitative strategy focused on increasing efficiency and improving results. Several manufacturers aim to perform engine maintenance resulting in good results.To reduce operating costs and minimize downtime of the engine is essential to proper maintenance of the coolant.As stated by the manufacturer Cummins engine generates inefficiency of maintenance shutdowns and increased respectively increased costs.This methodology will also help the mechanic to find the root cause of the defect rather than making accurate diagnoses and no corrective maintenance.For that analysis is well done, not just to examine the failed part. It is necessary to survey as occurred; what were the symptoms; it has happened before; How long worked the equipment from purchase to the last reform; what were the repairs that have suffered; service conditions in which the failure occurred; what were the previous duties; what was the operator and for how long; and any information that may help find the cause of the occurrence. (MANUAL ANÁLISE DE FALHAS GIRUX) As the Manual states, GIRUX analysis of an equipment failure is associated with research activities in the same or any component, after the occurrence of symptoms or problems in its operation, which will result in a maintenance obligation by judicious.For the maintainer address the maintenance system with a well- grounded knowledge of the principles of operation of the engine and the cooling system will be defined, and shall illustrate results and failure scenarios related to engine cooling problems. One of the engines most affected by variations in climate, altitude, load and hours of operation systems is the cooling system, because the maintenance of the appropriate temperature for each type of transaction level is not an easy task.The engine develops up to 2,760 ° C heat inside the combustion chamber. Sufficient to melt the entire engine in less than thirty minutes heat. One of the finer points of current engines is to maintain an ideal operating temperature, as long as possible, regardless of the demands that are being submitted(MANUAL MTE THOMSON, p.3).In uncontrolled temperature of the metal parts of the engine conditions, they can suffer serious damage, making it essential to forecast an appropriate cooling of the same. (CROUSE E ANGLIN, 1977). |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/31734 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de conclusão de curso |
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