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Título: Marketing de relacionamento nas pequenas e médias empresas (PMEs)
Título(s) alternativo(s): Relationship marketing in small and medium-sized enterprises (SMEs)
Autor(es): BIGUETTI, Gisele Aparecida
ANDRADE, Jenifer Provazi
Orientador(es): GATAROSSA, Ângela Antônia Lopes Biudes
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Pequenas e médias empresas;Marketing de relacionamento
Data do documento: Dez-2020
Editor: 182
Referência Bibliográfica: BIGUETTI, Gisele Aparecida; ANDRADE, Jenifer Provazi. Marketing de relacionamento nas pequenas e médias empresas (PMEs). 2020. 51 f. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Gestão Empresarial) - Fatec Catanduva, Catanduva, 2020.
Resumo: A sociedade moderna exige cada vez mais práticas diferenciadas e inovadoras. No que se refere ao consumo, essa inovação vem nas formas de tratamento e fidelização dos clientes, que compõem o conceito de Marketing de Relacionamento. Considerando a importância do tema para a sociedade atual, este trabalho traz a conceituação teórica de Marketing de Relacionamento, incluindo suas características e ferramentas estratégicas, elencando como objetivo geral o de investigar a importância do marketing de relacionamento para micro e pequenas empresas. Para tanto, utilizou-se da metodologia de pesquisa com revisão bibliográfica para a fundamentação teórica e pesquisa aplicada junto à empresa HSTI Informática, com foco na aplicação de práticas do marketing de relacionamento para comprovar a hipótese de que o Marketing de Relacionamento é importante quando aplicado até em pequenas empresas. A empresa é de pequeno porte, contando somente com o proprietário e mais um colaborador no momento, o que tem sido a justificativa para a ausência de ações inovadoras. Após a análise das respostas, foi possível identificar que a empresa possui potencial de crescimento, mas precisa incrementar uma dinâmica diferenciada, mesmo que em pequenas ações, que propicie o aumento tão necessário para as ações futuras. Os resultados e a análise também compõem este trabalho, concordando com a teoria aqui apresentada na revisão de literatura.
Modern society increasingly demands differentiated and innovative practices. With regard to consumption, this innovation comes in the forms of treatment and customer loyalty, which make up the concept of Relationship Marketing. Considering the importance of the theme for the current society, this work brings the theoretical concept of Relationship Marketing, including its characteristics and strategic tools. Seeking to bring theoretical knowledge to practice, he conducted a survey with the company HSTI Informatic, focusing on the application of relationship marketing practices. The company is small, provided only with the owner and one more employee at the moment, which has been the justification for the absence of innovative actions. After analyzing the responses, it was possible to identify that the company has growth potential, but it needs to increase a differentiated dynamic, even in small actions, which provides the much-needed increase for future actions. The results and analysis are also part of this work, agreeing with the theory presented here in the literature review.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/31719
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