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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/31719
Title: | Marketing de relacionamento nas pequenas e médias empresas (PMEs) |
Other Titles: | Relationship marketing in small and medium-sized enterprises (SMEs) |
Authors: | BIGUETTI, Gisele Aparecida ANDRADE, Jenifer Provazi |
Advisor: | GATAROSSA, Ângela Antônia Lopes Biudes |
type of document: | Monografia |
Keywords: | Pequenas e médias empresas;Marketing de relacionamento |
Issue Date: | Dec-2020 |
Publisher: | 182 |
Citation: | BIGUETTI, Gisele Aparecida; ANDRADE, Jenifer Provazi. Marketing de relacionamento nas pequenas e médias empresas (PMEs). 2020. 51 f. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Gestão Empresarial) - Fatec Catanduva, Catanduva, 2020. |
Abstract: | A sociedade moderna exige cada vez mais práticas diferenciadas e inovadoras. No que se refere
ao consumo, essa inovação vem nas formas de tratamento e fidelização dos clientes, que
compõem o conceito de Marketing de Relacionamento. Considerando a importância do tema
para a sociedade atual, este trabalho traz a conceituação teórica de Marketing de
Relacionamento, incluindo suas características e ferramentas estratégicas, elencando como
objetivo geral o de investigar a importância do marketing de relacionamento para micro e
pequenas empresas. Para tanto, utilizou-se da metodologia de pesquisa com revisão
bibliográfica para a fundamentação teórica e pesquisa aplicada junto à empresa HSTI
Informática, com foco na aplicação de práticas do marketing de relacionamento para comprovar
a hipótese de que o Marketing de Relacionamento é importante quando aplicado até em
pequenas empresas. A empresa é de pequeno porte, contando somente com o proprietário e
mais um colaborador no momento, o que tem sido a justificativa para a ausência de ações
inovadoras. Após a análise das respostas, foi possível identificar que a empresa possui potencial
de crescimento, mas precisa incrementar uma dinâmica diferenciada, mesmo que em pequenas
ações, que propicie o aumento tão necessário para as ações futuras. Os resultados e a análise
também compõem este trabalho, concordando com a teoria aqui apresentada na revisão de
literatura. Modern society increasingly demands differentiated and innovative practices. With regard to consumption, this innovation comes in the forms of treatment and customer loyalty, which make up the concept of Relationship Marketing. Considering the importance of the theme for the current society, this work brings the theoretical concept of Relationship Marketing, including its characteristics and strategic tools. Seeking to bring theoretical knowledge to practice, he conducted a survey with the company HSTI Informatic, focusing on the application of relationship marketing practices. The company is small, provided only with the owner and one more employee at the moment, which has been the justification for the absence of innovative actions. After analyzing the responses, it was possible to identify that the company has growth potential, but it needs to increase a differentiated dynamic, even in small actions, which provides the much-needed increase for future actions. The results and analysis are also part of this work, agreeing with the theory presented here in the literature review. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/31719 |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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