Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/31590
Título: Impacto do porto seco Aurora EADI na logística e economia de Sorocaba
Título(s) alternativo(s): Impact of Aurora EADI dry port on Sorocaba's logistics and economy
Autor(es): YAMAJI, Aline de Castro Vieira
MARCHEZIM, Fernanda Cristina
CERIAL, Priscila Aparecida Aragão
ARAUJO, William Santos
Orientador(es): GONZAGA, Marcia Freitas Abad
PLATERO, Luciana Gonçalves
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Alfândega;Logística;Desenvolvimento econômico
Data do documento: 20-Nov-2024
Editor: 002 – Fatec São Paulo (Bom Retiro – São Paulo)
Referência Bibliográfica: YAMAJI, Aline de Castro Vieira; MARCHEZIM, Fernanda Cristina; CERIAL, Priscila Aparecida Aragão; ARAUJO, William Santos. Impacto do porto seco Aurora EADI na logística e economia de Sorocaba, 2024. Trabalho de graduação (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial - Graduação Tecnológica à Distância) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2024.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo compreender o papel do porto seco Aurora EADI na cadeia logística. Esse estudo nos mostra o crescimento de portos secos no contexto logístico brasileiro, especialmente no Estado de São Paulo, que é um dos principais centros econômicos do país. A metodologia adotada consistiu em uma análise detalhada do funcionamento do porto seco Aurora EADI, sua localização geográfica, impacto na logística de Sorocaba, e uma comparação com outros portos secos no Brasil, visando caracterizar a cadeia logística brasileira e do estado, além de explorar as vantagens e desvantagens dos portos secos. Os resultados mais expressivos mostraram que o porto seco Aurora EADI desempenha um papel crucial na redução dos custos logísticos e na agilidade do transporte de mercadorias, contribuindo para a eficiência da cadeia logística da região. Além disso, o estudo revelou que a instalação do porto seco impulsiona o desenvolvimento econômico local, gerando empregos e atraindo novos investimentos. A relação do porto seco com a comunidade externa foi analisada, evidenciando a importância de parcerias entre o setor público e privado para otimizar sua operação e maximizar os benefícios para a população. A pesquisa ressalta a necessidade de políticas públicas que incentivem a expansão e a modernização dos portos secos, de forma a potencializar seus impactos positivos na economia local e nacional.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/31590
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.