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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/31566
Título: | Governança corporativa como ferramenta de gestão: os casos das empresas Magazine Luiza e Via Varejo |
Título(s) alternativo(s): | Corporate governance as a management tool: the cases of Magazine Luiza and Via Varejo |
Autor(es): | CASONI, Cristiane Cristina SANTOS, Fernanda Aparecida dos |
Orientador(es): | DESIDERIO, Wellington Afonso |
Tipo documental: | Monografia |
Palavras-chave: | Governança corporativa;Varejo |
Data do documento: | Dez-2020 |
Editor: | 182 |
Referência Bibliográfica: | CASONI, Cristiane Cristina; SANTOS, Fernanda Aparecida dos Governança corporativa como ferramenta de gestão: os casos das empresas Magazine Luiza e Via Varejo. 2020. 61 f. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Gestão Empresarial) - Fatec Catanduva, Catanduva, 2020. |
Resumo: | A busca por competitividade leva as empresas a adotar ações que as tornem atraentes perante
seus consumidores e potenciais investidores. Este cenário torna-se o fundo para o
desenvolvimento de um sistema de gestão que ofereça transparência, equidade e
responsabilidade corporativa. Assim surge o conceito de Governança Corporativa. Para que se
compreenda o conceito amplamente divulgado à partir dos anos 90, torna-se necessário
compreender a origem e evolução histórica dos mercados financeiros e de capitais, bem como
os arranjos monetários já utilizados. O estudo busca por meio de uma revisão apontar uma
fundamentação teórica capaz de possibilitar a compreensão do desenvolvimento do conceito
de governança e sua implementação no Brasil. O estudo busca ainda observar dois casos de
empresas do mercado varejista brasileiro que possuem ações de boas práticas em governança
corporativa e que têm grande representatividade no mercado de capitais nacional, a Magazine
Luiza e a Via Varejo. The search for competitiveness leads companies to adopt actions that make them attractive to their consumers and potential investors. This scenario becomes the fund for the development of a management system that offers transparency, equity and corporate responsibility. Thus, the concept of Corporate Governance emerges. In order to understand the concept that has been widely disseminated since the 1990s, it is necessary to understand the origin and historical evolution of the financial and capital markets, as well as the monetary arrangements already used. The study seeks, through a review, to point out a theoretical basis capable of enabling the understanding of the development of the concept of governance and its implementation in Brazil. The study also seeks to observe two cases of companies in the Brazilian retail market that have good practices in corporate governance and that are highly representative in the national capital market, Magazine Luiza and Via Varejo. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/31566 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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