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Title: A atuação do marketing nostálgico no retorno de tendências, produtos e marcas ao consumidor atual
Authors: CLEMENTE, Ana Caroline Almeida
LIMA, Isabelle Stephany Piola de
SOUZA, Maria Eduarda Santos
SOUZA, Mariana Campos de
PRADO, Mariana Ramos
CLEMENTE, Natalia Vitoria Almeida
Advisor: BRUM, Damaris
ORSI, Lucimar Silva Lima
type of document: Monografia
Keywords: Marketing;Neuromarketing;Marcas
Issue Date: 2024
Publisher: 149
Citation: CLEMENTE, Ana Caroline Almeida; LIMA, Isabelle Stephany Piola de; SOUZA, Maria Eduarda Santos; SOUZA, Mariana Campos de; PRADO, Mariana Ramos; CLEMENTE, Natalia Vitoria Almeida. A atuação do marketing nostálgico no retorno de tendências, produtos e marcas ao consumidor atual, 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Marketing) - Escola Técnica Estadual Professor André Bogasian, Osasco, 2024.
Abstract: A nostalgia pode ser usada como ferramenta estratégica; o sentimento nostálgico pode criar uma ligação emocional entre a marca e seus consumidores, isso se deve ao marketing nostálgico que está sendo cada vez mais usado atualmente e com isso vê-se a necessidade de estudar essa estratégia. O presente trabalho estuda e analisa a atuação do marketing nostálgico no retorno de tendências, marcas e produtos do passado. O objetivo deste estudo é analisar essa estratégia e como ela é utilizada no mercado atual, trazer exemplos de marcas e produtos que utilizaram dessa estratégia e analisar como outras estratégias como o marketing de experiência, o neuromarketing e a relevância das mídias sociais podem atuar em conjunto com o marketing de Nostalgia, para potencializar seus efeitos. Para obter os resultados, foi realizada uma pesquisa qualitativa em artigos, sites confiáveis, livros acerca do assunto e seus complementos, o desenvolvimento de um questionário via online e uma aplicação com o conhecimento obtido. Com o estudo foi perceptível a importância do marketing nostálgico principalmente na sociedade atual, que busca conforto no passado. Essa estratégia obtém resultados em gerações mais antigas e nas mais novas alcançando resultados positivos para as marcas.
Nostalgia can be used as a strategic tool; the nostalgic feeling can create an emotional connection between the brand and its consumers. This is due to nostalgic marketing, which is increasingly used today, highlighting the need to study this strategy. This work studies and analyzes the role of nostalgic marketing in the resurgence of trends, brands, and products from the past. The aim of this study is to analyze this strategy and how it is utilized in the current market, providing examples of brands and products that have employed this strategy, and examining how other strategies, such as experiential marketing, neuromarketing, and the relevance of social media, can work together with nostalgia marketing to enhance its effects. To obtain the results, a qualitative research was conducted through articles, reliable websites, and books on the subject and its complements, the development of an online questionnaire, and an application of the knowledge gained. The study made it clear the importance of nostalgic marketing, specially in today’s society, which seeks comfort in the past. This strategy yields results among both older and younger generations, achieving positive outcomes for brands.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/31544
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