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dc.contributor.advisorFRANÇA, Thiago Eduardo de-
dc.contributor.authorAPPARECIDO, Gabriela Gagini-
dc.contributor.authorSILVA, João André da-
dc.contributor.authorBARROS, José Antônio de Lima-
dc.contributor.authorEVANGELISTA, Maria Eduarda-
dc.contributor.authorSPADACCINI, Tainá Aline-
dc.contributor.otherFRANÇA, Thiago Eduardo de-
dc.contributor.otherSCHIAVETTO, Lucele-
dc.contributor.otherPEZZOLATO, Renata Cristina-
dc.date.accessioned2025-04-08T14:24:50Z-
dc.date.available2025-04-08T14:24:50Z-
dc.date.issued2024-11-25-
dc.identifier.citationAPPARECIDO, Gabriela Gagini et al. Avaliação do nível de conhecimento dos adolescentes sobre infecções sexualmente transmissíveis. Orientador: Prof. Thiago Eduardo França. 2024. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Enfermagem) - Escola Técnica Estadual Sylvio de Mattos Carvalho, Matão, São Paulo, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/31466-
dc.description-pt_BR
dc.description.abstractRESUMO A presente pesquisa tem como objetivo avaliar o nível de conhecimento dos adolescentes sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) de uma escola pública no município de Matão, SP. Trata-se de um estudo descritivo e quantitativo realizado com 64 alunos do ensino médio, entre 14 e 18 anos, matriculados nos cursos técnicos de Informática e Mecatrônica. Para a coleta de dados, foi utilizado um questionário fechado, distribuído via WhatsApp com o apoio da coordenação pedagógica. O questionário incluiu perguntas objetivas sobre conhecimento, atitudes e práticas relacionadas às ISTs, abordando tópicos como métodos de prevenção, percepção de risco e práticas de proteção. Os resultados mostraram que, embora a maioria dos adolescentes tenha algum conhecimento sobre ISTs, especialmente em relação ao HIV (98,4%) e Gonorreia (87,5%), o entendimento sobre outras infecções, como Donovanose e Linfogranuloma, é limitado (1,6%). Além disso, 64,1% dos entrevistados apresentaram um nível de conhecimento básico, 23,4% um conhecimento médio e 12,5% um conhecimento mínimo sobre o tema. A pesquisa também revelou que a maioria dos participantes considera importante discutir sexualidade de forma aberta, com 84,4% concordando que esse diálogo é essencial para a prevenção de ISTs. No entanto, aproximadamente 43,5% dos adolescentes ainda demonstram incertezas sobre as formas de transmissão de ISTs, destacando a necessidade de uma educação sexual mais abrangente e clara nas escolas. O estudo concluiu que a educação sexual é fundamental no ambiente escolar para promover uma melhor compreensão sobre saúde sexual e reprodutiva, além de reduzir a disseminação de ISTs entre adolescentes. Recomenda-se a inclusão de programas educativos que incentivem o uso correto de métodos preventivos, como preservativos, e abordem mitos e conceitos errôneos, a fim de preparar os jovens para tomar decisões informadas e responsáveis em relação à sua saúde sexual. Palavras-chave: Educação Sexual, Infecções Sexualmente Transmissíveis, Saúde Pública.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Enfermagempt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher103pt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectDoenças sexualmente transmissíveispt_BR
dc.subjectSaúde públicapt_BR
dc.subject.otherAmbiente e Saúdept_BR
dc.titleAvaliação do nível de conhecimento dos adolescentes sobre infecções sexualmente transmissíveispt_BR
dc.title.alternativeAssessment of adolescents' level of knowledge about sexually transmitted infectionspt_BR
dc.typeArtigo Científicopt_BR
dcterms.type-pt_BR
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