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Título: O big data e o marketing: aplicações e inovações
Título(s) alternativo(s): Big data and marketing: applications and innovations
Autor(es): LOPES, Ricardo Fernandes
Orientador(es): SILVA, Ivan Menerval da
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Marketing;Big data
Data do documento: 9-Dez-2019
Editor: 175
Referência Bibliográfica: LOPES, Ricardo Fernandes. O big data e o marketing: aplicações e inovações. Trabalho de Graduação (Curso Superior em Tecnologia em Gestão Empresarial) – Faculdade de Tecnologia de Piracicaba "Deputado Roque Trevisan", Piracicaba, 2019.
Resumo: Com o avanço da tecnologia, da capacidade computacional e de armazenamento juntamente com o aumento da geração de dados por meio da rede mundial de computadores, a internet, foram um dos impulsionadores para a criação do conceito Big Data. Os estudos de marketing sempre vem buscando novos meios de compreender melhor o consumidor a fim de suprir suas necessidades e desejos, buscando sua satisfação e criar um relacionamento e fidelização do mesmo. Com o emprego de inteligências análiticas, e de novas tecnologias como o Big Data foi possível que o marketing pudesse avançar em seus estudos, e conseguir compreender melhor esse novo consumidor que hoje busca mais do que somente qualidade e preço de um produto ou serviço. O objetivo deste trabalho é compreender como as tecnologias de Big Data impactam o marketing de forma geral nas organizações. A metodologia aplicada foi pesquisa bibliográfica, esta pesquisa compreendeu uma revisão de literatura acerca de conceitos dos dados, evolução tecnológica, big data e marketing. Também foi empregado um estudo para relacionar a quantificação de trabalhos acadêmico-científicos publicados na base do Google Acadêmico, relacionando os termos Big Data e Marketing. Desta forma observou-se que esta ferramenta vem crescendo de forma exponencial, tanto em utilização quanto a estudos relacionados.
With the technology advance, computing capacity and storage together with increased data generation through the worldwide computer network, internet, has been one of the drivers for the creation of Big Data concept. In marketing studies people have always been looking for new ways to better understand the consumer in order to meet their needs and desires, seeking their satisfaction and creating a loyalty relationship with customer. With the use of analytical intelligence and new technologies such as Big Data, it was possible that marketing could advance its studies, and better understand this new consumer who today seeks to offer beyond than just price and quality in a product or service. The purpose of this paper is to understand how big data technologies impact marketing in organizations in a general way. It was carried out bibliographic research, about data concepts, technological evolution, big data and marketing. A study was also employed to relate the quantification of scholarly-scientific papers published on Google Scholar basis, relating the terms Big Data and Marketing. Thus it was observed that this tool has been growing exponentially, both in use and related studies.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/31444
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