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Title: Conhecimentos de inglês e o profissional de vendas diretas no shopping Piracicaba
Other Titles: Knowledge of English and the direct sales professional at the Piracicaba shopping center
Authors: FERREIRA, Gabriel Ortolani
Advisor: MIRANDA, Mara Regina Ferreira
type of document: Monografia
Keywords: Língua inglesa;Comércio;Comunicação
Issue Date: 10-Dec-2019
Publisher: 175
Citation: FERREIRA, Gabriel Ortolani. Conhecimentos de inglês e o profissional de vendas diretas no shopping Piracicaba. Trabalho de Graduação (Curso Superior em Tecnologia em Gestão Empresarial) – Faculdade de Tecnologia de Piracicaba "Deputado Roque Trevisan", Piracicaba, 2019.
Abstract: A cidade de Piracicaba no interior de São Paulo é considerada como polo industrial pois abriga empresas grande porte, sendo elas nacionais e internacionais, além de atrair muitos turistas em virtude de instalações pitorescas ao longo do rio que atravessa a mesma. A cidade também conta com um centro de compras, o Shopping Piracicaba, que atende não só os moradores da cidade ou das cidades vizinhas, mas também os consumidores que vêm à negócios ou turismo, sendo brasileiros ou não. Nesta perspectiva relacionamos a presença de não falantes do português e objetivamos pesquisar como é o atendimento aos clientes estrangeiros em relação ao idioma utilizado. Foram aplicados questionários com perguntas estruturadas e semiestruturadas com o objetivo de entender como o vendedor e o gestor do contexto da pesquisa lidam com o atendimento de não falantes do português. Os resultados da pesquisa apontam que, de fato, existe uma deficiência na capacitação dos profissionais quanto aos seus conhecimentos na língua inglesa, fato que possibilita um atendimento falho ao consumidor. Diante desta situação, não foram constatadas políticas de treinamento para os colaboradores melhorarem sua comunicação com pessoas estrangeiras, podendo causar posteriormente uma insatisfação destes consumidores.
The city of Piracicaba, in the countryside of São Paulo state, is considered as an industrial pole because it holds great companies, both national and international, and attracts many tourists because peculiar places to visit the river that crosses the city. It also has a mall, Shopping Piracicaba, which serves not only residents of the city or neighboring cities, but also costumers who come to business or tourism, these people may be Brazilians or foreign. In this perspective, with the presence of non-Portuguese speakers the aim of this research it to understand how the service to foreign customers in relation to their language is. Questionnaires with structured and semi-structured questions were applied in order to scrutinize the way sellers or managers deal with the challenge of assisting non-Portuguese speakers. The results indicate that, in fact, there is training lack for professionals regarding their knowledge of English language, which may result in non quality customer service. In this situation, there were no training policies for employees to improve their communication with foreign people, which may cause dissatisfaction of these consumers.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/31440
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