Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/31352
Title: A perspectiva do consumidor diante da divulgação de produtos e serviços oferecidos por influencers
Other Titles: The consumer's perspective on publicising products and services offered by influencers
Authors: FERREIRA, Izamara
Advisor: LIMA, Edy Carlos Santos de
type of document: Artigo Científico
Keywords: Influências sociais;Consumidor
Issue Date: 25-Jun-2024
Publisher: 171
Citation: FERREIRA, I.; LIMA, E. C. S. A perspectiva do consumidor diante da divulgação de produtos e serviços oferecidos por influencers. 2024. Artigo de Graduação (Tecnologia em Gestão Empresarial) – Faculdade de Tecnologia Prof. José Camargo, Jales, 2024. Artigo apresentado na VI Jornada Acadêmica, Científica e Tecnológica, 2024, Jales-SP.
Abstract: Na atualidade, as mídias sociais, como Instagram e Facebook, desempenham papel central na publicidade, destacando os influenciadores como figuras que, ao compartilhar aspectos de suas vidas, atraem grande público e consolidam sua relevância. Este estudo analisou a percepção dos consumidores sobre a divulgação de produtos e serviços por influenciadores no Instagram. A pesquisa, realizada entre fevereiro e abril de 2024, utilizou métodos bibliográficos e de campo, analisando seguidores de influenciadores no Instagram, cuja população é de 30.000.000. A amostra, composta por 234 indivíduos, foi determinada utilizando uma fórmula estatística com nível de confiança de 95% e margem de erro de 6,4%. Os dados foram coletados via formulários, tabulados no Excel, e apresentados em tabelas e gráficos para discussão. Os dados indicaram predominância de mulheres, de 17 a 25 anos, com renda de até dois salários-mínimos. A maioria dos participantes utiliza redes sociais entre 2 e 4 horas diárias, com o Instagram como a plataforma preferida devido à sua atratividade visual e eficácia publicitária. Os temas mais seguidos incluem beleza, moda, viagens, estilo de vida e saúde, demonstrando ampla diversidade de interesses. A confiança nos influenciadores revelou-se crucial na decisão de compra, especialmente nos setores de beleza e cosméticos, enquanto a cultura do cancelamento destacou a importância de responsabilidade e transparência na promoção de produtos. Assim, o impacto direto dos influenciadores nas decisões dos consumidores reforça a necessidade de práticas éticas e estratégias conscientes nesse ambiente digital.
Nowadays, social media such as Instagram and Facebook play a central role in advertising, highlighting influencers as figures who, by sharing aspects of their lives, attract a large audience and consolidate their relevance. This study analysed consumers' perceptions of the promotion of products and services by influencers on Instagram. The research, carried out between February and April 2024, used bibliographic and field methods, analysing followers of influencers on Instagram, whose population is 30,000,000. The sample, made up of 234 individuals, was determined using a statistical formula with a 95% confidence level and a margin of error of 6.4%. The data was collected via forms, tabulated in Excel, and presented in tables and graphs for discussion. The data indicated a predominance of women, aged between 17 and 25, with an income of up to two minimum wages. The majority of participants use social networks between 2 and 4 hours a day, with Instagram being the preferred platform due to its visual appeal and advertising effectiveness. The most followed topics include beauty, fashion, travel, lifestyle and health, demonstrating a wide range of interests. Trust in influencers proved crucial in the purchasing decision, especially in the beauty and cosmetics sectors, while the culture of cancellation highlighted the importance of responsibility and transparency in product promotion. Thus, the direct impact of influencers on consumer decisions reinforces the need for ethical practices and conscious strategies in this digital environment.
Description: Artigo apresentado na VI Jornada Acadêmica, Científica e Tecnológica, 2024, Jales-SP.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/31352
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.