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dc.contributor.advisorFEIJÓ, Fernando Carrazedo-
dc.contributor.advisorLEANDRO, Thamiris Costa-
dc.contributor.authorVINTECINCO, Audrey Nobre-
dc.contributor.authorLIMA, Fernanda França-
dc.contributor.authorPEDROSA, Filipe Da Silva-
dc.contributor.authorBASTIDES, Manuela De Oliveira-
dc.date.accessioned2025-04-04T15:23:37Z-
dc.date.available2025-04-04T15:23:37Z-
dc.date.issued2024-12-05-
dc.identifier.citationVINTECINCO, Audrey Nobre; LIMA, Fernanda França; PEDROSA, Filipe Da Silva; BASTIDES, Manuela De Oliveira. Marketing social: projeto “Mãos que Falam” - orientação para acessibilidade de pessoas surdas e deficientes auditivas nos comércios do bairro Boqueirão de Praia Grande. 2024. (Trabalho de Conclusão do Curso Técnico em Marketing integrado ao Ensino Médio) - ETEC de Praia Grande, Praia Grande, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/31334-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado a Etec de Praia Grande (Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza) como requisito para a obtenção do diploma de Técnico em Marketing integrado ao Ensino Médio sob a orientação do Professor Esp. Fernando Carrazedo Feijó e da Professora Esp. Thamiris Costa Leandro.pt_BR
dc.description.abstractEste presente trabalho aborda a dificuldade de compra que pessoas surdas e deficientes auditivas enfrentam em estabelecimentos locais, resultante da falta de acessibilidade em Libras (Língua Brasileira de Sinais). Essa inacessibilidade impede a relação entre consumidor surdo e comércio, afinal, embora a legislação atual garanta mais direitos aos surdos, os preconceitos perduram com plena integração na sociedade, os deixando frequentemente excluídos do atendimento e participação social. Como forma de reparação social, esse Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como principal objetivo utilizar o marketing social para desenvolver uma cartilha orientativa de sinais básicos de Libras, e aplicá-la nos comércios do bairro Boqueirão da cidade de Praia Grande (São Paulo) como forma de intervir a falta de acessibilidade no centro comercial. Essa cartilha além de servir como método de inclusão a comunidade surda, outrossim pode ser utilizada como oportunidade de diferencial para o comércio que busca vincular-se a causas sociais.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Marketingpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher153pt_BR
dc.subjectMarketing socialpt_BR
dc.subjectSURDEZpt_BR
dc.subjectPessoas com deficiência auditivapt_BR
dc.subject.otherInformação e Comunicaçãopt_BR
dc.titleMarketing social: projeto “Mãos que Falam” - orientação para acessibilidade de pessoas surdas e deficientes auditivas nos comércios do bairro Boqueirão de Praia Grandept_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
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