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Título: Responsabilidade social na inclusão de jovens no mercado de trabalho na região de Bauru
Título(s) alternativo(s): Social responsibility in the inclusion of young people in the job market in the Bauru region
Autor(es): MACHADO, Amanda Karolayne Ribeiro
ANJOS, Kelly Alguilera Martim dos Anjos
Orientador(es): SILVA, Flavio Sousa
SCALEÃO, Daniela Bonifacio
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Responsabilidade social;Inclusão social;Instituições de ensino;Jovens;Mercado de trabalho;Estágios
Data do documento: 25-Nov-2024
Editor: 002 – Fatec São Paulo (Bom Retiro – São Paulo)
Referência Bibliográfica: MACHADO, Amanda Karolayne Ribeiro; ANJOS,Kelly Alguilera Martim dos Anjos. Responsabilidade social na inclusão de jovens no mercado de trabalho na região de Bauru, 2024. Trabalho de graduação (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial - Graduação Tecnológica à Distância) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2024.
Resumo: Este trabalho analisa a responsabilidade social na inclusão de jovens no mercado de trabalho na região de Bauru, com foco nas parcerias entre empresas e instituições de ensino. A pesquisa aborda como essas colaborações, voltadas à responsabilidade social corporativa, podem facilitar a entrada dos jovens no mercado, especialmente por meio de programas de estágio e capacitação. Além disso, discute as dificuldades enfrentadas pelos jovens, como a falta de experiência, e a importância de políticas de igualdade e inclusão nas empresas. O estudo também apresenta sugestões para melhorar as parcerias existentes, visando potencializar os benefícios tanto sociais quanto econômicos, de forma a promover resultados mais eficazes e duradouros para as partes envolvidas e para a sociedade como um todo. Os resultados sugerem que as parcerias entre empresas e instituições de ensino representam um mecanismo eficaz para promover a inclusão profissional dos jovens, ao mesmo tempo que reforçam o compromisso social das empresas com o desenvolvimento sustentável e a redução das desigualdades. O trabalho conclui que, para que essas parcerias sejam efetivas, é necessário um alinhamento entre os objetivos educacionais e as necessidades do mercado de trabalho, bem como um investimento contínuo em programas que proporcionem experiências práticas e oportunidades reais de empregabilidade.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/31291
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