Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/31281
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAGUIAR, Carla Alessandra Branca Ramos Silva-
dc.contributor.advisorSCALEÃO, Daniela Bonifácio-
dc.contributor.authorVENDRUSCOLO, Ana Elisa Martins-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Daiana Raquel de-
dc.contributor.authorSANTIAGO, Jamila Acosta-
dc.contributor.authorBARBOSA, Jaqueline de Souza-
dc.date.accessioned2025-04-03T18:20:16Z-
dc.date.available2025-04-03T18:20:16Z-
dc.date.issued2024-11-22-
dc.identifier.citationVENDRUSCOLO, Ana Elisa Martins; OLIVEIRA, Daiana Raquel de; SANTIAGO, Jamila Acosta; BARBOSA, Jaqueline de Souza. Sabesp: a percepção dos moradores acerca do tratamento de esgoto e abastecimento de água em um bairro do município de Tupã-SP, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/31281-
dc.description.abstractEste estudo analisa a percepção dos moradores do bairro Jardim Itaipu, em Tupã, em relação aos serviços de abastecimento de água e tratamento de esgoto prestados pela SABESP. A pesquisa tem como objetivo identificar o nível de satisfação da população e compreender as principais demandas e expectativas dos usuários. Por meio da aplicação de um questionário de opinião, foram coletadas as percepções dos moradores que permitiram uma avaliação abrangente dos serviços. Os resultados revelaram que a qualidade do abastecimento de água e o serviço de coleta e tratamento de esgoto são considerados satisfatórios por muitos entrevistados, no entanto, uma parte significativa dos moradores expressou preocupações em relação à prestação dos serviços, indicando áreas que necessitam de melhorias. Além disso, a pesquisa apontou para uma lacuna na comunicação entre a SABESP e a comunidade, com muitos moradores não tendo conhecimento suficiente sobre as práticas de gestão ambiental da empresa. Sendo assim, as sugestões dos participantes enfatizam a importância de investimentos em infraestrutura e uma comunicação mais clara e transparente. As conclusões deste estudo não apenas contribuem para o entendimento da satisfação do consumidor em serviços públicos, mas também abrem espaço para novas pesquisas que investiguem a relação entre gestão ambiental e percepção comunitária em diferentes contextos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher002 – Fatec São Paulo (Bom Retiro – São Paulo)pt_BR
dc.subjectAbastecimento de águapt_BR
dc.subjectTratamento de esgotos sanitáriospt_BR
dc.subjectSatisfação do consumidorpt_BR
dc.subjectGestão ambientalpt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleSabesp: a percepção dos moradores acerca do tratamento de esgoto e abastecimento de água em um bairro do município de Tupã-SPpt_BR
dc.title.alternativeSabesp: residents' perception of sewage treatment and water supply in a neighborhood in the municipality of Tupã-SPpt_BR
dc.typeArtigo Científicopt_BR
dcterms.publisherPolo de ensino à distância - 002 - FATEC São Paulo (Bom Retiro - São Paulo)pt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.