Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/31191
Título: Reciclagem na região metropolitana de Campinas é uma alternativa para geração de energia elétrica limpa
Título(s) alternativo(s): Recycling in the metropolitan region of Campinas is an alternative for generating clean electrical energy
Autor(es): LIMA, André Luís Ferreira
CAMPOS, Carla Cardoso de
FROZ, Ruth Guimarães
SERVULO, Victor Miguel
Orientador(es): CAETANO, Bruna Moreira dos Santos
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Energia elétrica;Geração de energia alternativa;Sustentabilidade;Reciclagem
Data do documento: 22-Nov-2024
Editor: 002 – Fatec São Paulo (Bom Retiro – São Paulo)
Referência Bibliográfica: LIMA, André Luís Ferreira; CAMPOS, Carla Cardoso de; FROZ, Ruth Guimarães; SERVULO, Victor Miguel. Reciclagem na região metropolitana de Campinas é uma alternativa para geração de energia elétrica limpa, 2024. Trabalho de graduação (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial - Graduação Tecnológica à Distância) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2024.
Resumo: Este estudo visa analisar uma implantação de uma Unidade de Recuperação Energética (URE) em regiões metropolitanas como solução para melhorar a eficiência na reciclagem de resíduos sólidos urbanos, ao converter resíduos não recicláveis em energia. Essa tecnologia pode melhorar a gestão de resíduos sólidos urbanos, especialmente em áreas metropolitanas como Campinas, que enfrenta um aumento significativo na geração de lixo. A implantação de UREs tem o potencial de reduzir o volume de resíduos destinados a aterros e contribuir para a geração de energia limpa, representando um avanço significativo tanto ambiental quanto economicamente. Este estudo busca entender os benefícios e desafios da URE na reciclagem e geração de energia, oferecendo uma abordagem mais eficiente e sustentável para a gestão de resíduos. As UREs estão alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, abordando questões cruciais como ODS 7 (Energia Limpa e Acessível) e ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis), e contribuindo para a promoção de soluções que visam alcançar um futuro mais sustentável. Os resultados mostram que a instalação de UREs tem reduzido drasticamente o volume de resíduos enviados aos aterros sanitários, aliviando a pressão sobre esses locais. A tecnologia tem se mostrado eficaz na conversão de resíduos não recicláveis em energia elétrica nos cenários avaliados. Além disso, a URE pode contribuir para uma redução nas emissões de gases de efeito estufa, principalmente devido à menor quantidade de metano liberado por aterros, além de gerar energia suficiente para abastecer pequenas áreas urbanas. Os resultados da implementação da URE na região metropolitana é que resultem em uma significativa melhoria na gestão de resíduos, diminuindo a dependência de aterros e ampliando a capacidade de reciclagem ao focar no tratamento de resíduos não recicláveis, projeta-se uma redução de custos relacionados à disposição de resíduos e à geração de energia elétrica limpa, assim como um impacto ambiental positivo, com a diminuição de emissões de carbono.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/31191
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.