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Title: A comunicação como ferramenta para construção da identidade das empresas
Other Titles: Communication as a tool for building corporate identity
Authors: LIMA, Wellinton Gustavo
Advisor: FORMAGGIO, Filomena Maria
type of document: Monografia
Keywords: Comunicação organizacional;Identidade visual
Issue Date: 9-Dec-2019
Publisher: 175
Citation: LIMA, Wellington Gustavo. A comunicação como ferramenta para construção da identidade das empresas. Trabalho de Graduação (Curso Superior em Tecnologia em Gestão Empresarial) – Faculdade de Tecnologia de Piracicaba "Deputado Roque Trevisan", Piracicaba, 2019.
Abstract: A comunicação é essencial para o desenvolvimento da espécie humana, bem como para a sobrevivência de uma organização e consiste em transmitir uma mensagem de alguém para outrem utilizando-se de um canal. Para se manter um bom relacionamento para com os colaboradores e extrair deles um bom desempenho, as organizações utilizam-se de estratégias da comunicação interna para despertar a identificação de seus colaboradores para com seus propósitos. A identidade da organização é composta pela imagem criada e assimilada por seu público interno e externo, ela é moldada por meio da cultura organizacional com seus valores, missões, metas, objetivos e comportamentos. O presente trabalho se propõe, por meio de revisão da literatura, a estabelecer a relação entre o uso da comunicação interna para se construir a identidade da organização, concluindo que somente por meio da utilização da comunicação interna de forma estratégica é que se conseguirá integrar as identidades pessoais dos colaboradores com a identidade da organização, ensinando-os a pensar e agir como proprietários da empresa e, consequentemente, gerar uma imagem positiva perante toda a sociedade.
Communication is essential for the development of the human species, as well as for the survival of an organization, and consists in conveying a message from someone to another using a channel. In order to maintain a good relationship with employees and extract a good performance from them, organizations use internal communication strategies to awaken their employees' identification for their purposes. The identity of the organization is composed by the image created and assimilated by its internal and external public, it is shaped through the organizational culture with its values, missions, goals, objectives and behaviors. This paper proposes, through literature review, to establish the relationship between the use of internal communication to build the identity of the organization, concluding that only through the use of internal communication in a strategic way will it be possible to integrate the identities employees' personalities with the identity of the organization, teaching them to think and act as owners of the company and consequently generate a positive image before the whole society.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/31071
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