Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/31031
Título: A implantação de um programa de gestão documental na administração pública: um estudo de caso do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª região
Título(s) alternativo(s): The implementation of a document management program in public administration: a case study of Regional Labor Court of the 15th region
Autor(es): SOARES, Lizete Aparecida Jordani
Orientador(es): BERTAGNOLI, Eugênio Tadeu
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Administração de empresas;Arquivos
Data do documento: Jul-2007
Editor: 105
Referência Bibliográfica: SOARES, Lizete Aparecida Jordani. A implantação de um programa de gestão documental na administração pública: um estudode caso do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª região, 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Automação de Escritórios e Secretariado) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2007.
Resumo: O objetivo geral do estudo foi relacionar a implantação de um programa de gestão documental no Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região com as mudanças ocorridas na administração pública brasileira, do modelo burocrático ao modelo participativo, voltado para o cidadão. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental e os contatos diretos. O estudo iniciou apresentando a Teoria da Burocracia e suas disfunções, alguns efeitos da globalização, a crise e a mudança de paradigmas na administração pública brasileira. Em seguida foram apresentadas algumas das providências do governo federal para a mudança na administração pública como a elaboração do Plano Diretor de Reforma do Aparelho do Estado e outros programas e decretos; a importância da informação e o novo papel do arquivo na administração participativa. Por fim, foi explicada a necessidade da aplicação de um programa de gestão documental e sua implantação no Tribunal Regional do trabalho da 15ª Região. O objetivo do estudo foi alcançado com a comprovação da necessidade de um programa de gestão documental para tornar o arquivo uma fonte de informações, indispensável dentro de um modelo de administração participativa. Este estudo possibilitou a divulgação do conceito de programa de gestão documental e do direito do cidadão às informações sobre as atividades dos órgãos públicos, tornando o arquivo um instrumento para exercer sua cidadania.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/31031
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LIZETE APARECIDA JORDANI SOARES.pdf
  Restricted Access
222.23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.