Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/30987
Title: | Impacto da economia de escala sobre os pequenos empreendimentos no e-commerce |
Authors: | BORRI, Felipe Rodrigues da Matta DIAS, Jonatan Zardi |
Advisor: | SANTOS, Evandro Jardim dos |
Other contributor: | SANTOS, Evandro Jardim dos BELCHIOR, Renata Motta Chicoli GUALDI, Celso Rodrigo Dias |
type of document: | Artigo Científico |
Keywords: | Empreendedorismo;Economia de escala |
Issue Date: | 28-Nov-2024 |
Publisher: | 291 |
Citation: | BORRI, Felipe Rodrigues da Matta; DIAS, Jonatan Zardi. Impacto da economia de escala sobre os pequenos empreendimentos no e-commerce, 2025. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial) - Faculdade de Tecnologia de Adamantina, Adamantina, 2025. |
Abstract: | Nos últimos anos, o rápido desenvolvimento da inovação tecnológica transformou o
mundo empresarial. Com a evolução da tecnologia digital as empresas foram
obrigadas a alterar os seus métodos de venda para acompanhar as novas
exigências do mercado, especialmente no período pandêmico. Com as novas
tendências, as empresas e os consumidores viram a necessidade de se adaptarem
a essa nova realidade, o e-commerce. Neste contexto, pretende-se busca investigar
como a economia de escala influencia os pequenos empreendimentos no e
commerce. Além disso, pretende identificar as estratégias que esses negócios
podem adotar para competir de forma eficaz nesse cenário. Para sua realização
optou-se por uma pesquisa bibliográfica a partir de livros, artigos, monografias. Os
resultados evidenciaram que houve um aumento significativo nas compras online, o
que tem impulsionado e tornado o e-commerce eficaz as empresas, possibilitando
assim, que pequenos empreendimentos alcancem um público maior e reduzam
custos de estrutura. Contudo, à medida que o setor cresce, esses empreendimentos
enfrentam desafios, especialmente ao concorrerem com grandes empresas, que se
beneficiam muito da economia de escala, pois além de comprarem em grandes
quantidades a preços menores, possuem condições de oferecer condições mais
vantajosas aos consumidores, dificultando a competitividade dos pequenos
empreendimentos. Conclui-se que, apesar das vantagens proporcionadas pelo e
commerce, a economia de escala impõe desafios ao crescimento dos pequenos
empreendimentos, exigindo que adotem estratégias alternativas, como por exemplo,
a colaboração com outras empresas, focar em nichos específicos, investir em
diferenciação de produtos, fortalecimento da marca e relacionamentos
personalizados com os clientes. Utilizar marketplaces e redes sociais de baixo custo
também é uma estratégia para se destacar e se manterem competitivas no cenário
do e-commerce. In recent years, the rapid development of technological innovation has changed the business world. With the evolution of digital technology, companies have been forced to change their sales methods to keep up with new market demands, especially during the pandemic. With the new trends, companies and consumers have seen the need to adapt to this new reality, e-commerce. In this context, the aim is to investigate how economies of scale influence small businesses in e-commerce. In addition, I intend to identify which strategies these businesses can adopt to compete effectively in this scenario. To carry out this study, we opted for a bibliographical research based on books, articles, and monographs. The results showed that there has been a significant increase in online shopping, which has been boosted and made e-commerce effective for companies, thus enabling small businesses to reach a larger audience and reduce structural costs. However, as the sector grows, these businesses face challenges, especially when competing with large companies, which benefit greatly from economies of scale, since in addition to purchasing in large quantities at lower prices, they are able to offer more advantageous conditions to consumers, making it difficult for small businesses to compete. It is concluded that, despite the advantages provided by e-commerce, economies of scale impose challenges on the growth of small businesses, requiring them to adopt alternative strategies, such as collaborating with other companies, focusing on specific niches, investing in product specialization, brand strengthening and personalized relationships with customers. The use of low-cost marketplaces and social networks is also a strategy to stand out and remain competitive in the e-commerce scenario. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/30987 |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC - Felipe Borri - Gestão Comercial.pdf Restricted Access | 219.42 kB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.