Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/30987
Title: Impacto da economia de escala sobre os pequenos empreendimentos no e-commerce
Authors: BORRI, Felipe Rodrigues da Matta
DIAS, Jonatan Zardi
Advisor: SANTOS, Evandro Jardim dos
Other contributor: SANTOS, Evandro Jardim dos
BELCHIOR, Renata Motta Chicoli
GUALDI, Celso Rodrigo Dias
type of document: Artigo Científico
Keywords: Empreendedorismo;Economia de escala
Issue Date: 28-Nov-2024
Publisher: 291
Citation: BORRI, Felipe Rodrigues da Matta; DIAS, Jonatan Zardi. Impacto da economia de escala sobre os pequenos empreendimentos no e-commerce, 2025. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial) - Faculdade de Tecnologia de Adamantina, Adamantina, 2025.
Abstract: Nos últimos anos, o rápido desenvolvimento da inovação tecnológica transformou o mundo empresarial. Com a evolução da tecnologia digital as empresas foram obrigadas a alterar os seus métodos de venda para acompanhar as novas exigências do mercado, especialmente no período pandêmico. Com as novas tendências, as empresas e os consumidores viram a necessidade de se adaptarem a essa nova realidade, o e-commerce. Neste contexto, pretende-se busca investigar como a economia de escala influencia os pequenos empreendimentos no e commerce. Além disso, pretende identificar as estratégias que esses negócios podem adotar para competir de forma eficaz nesse cenário. Para sua realização optou-se por uma pesquisa bibliográfica a partir de livros, artigos, monografias. Os resultados evidenciaram que houve um aumento significativo nas compras online, o que tem impulsionado e tornado o e-commerce eficaz as empresas, possibilitando assim, que pequenos empreendimentos alcancem um público maior e reduzam custos de estrutura. Contudo, à medida que o setor cresce, esses empreendimentos enfrentam desafios, especialmente ao concorrerem com grandes empresas, que se beneficiam muito da economia de escala, pois além de comprarem em grandes quantidades a preços menores, possuem condições de oferecer condições mais vantajosas aos consumidores, dificultando a competitividade dos pequenos empreendimentos. Conclui-se que, apesar das vantagens proporcionadas pelo e commerce, a economia de escala impõe desafios ao crescimento dos pequenos empreendimentos, exigindo que adotem estratégias alternativas, como por exemplo, a colaboração com outras empresas, focar em nichos específicos, investir em diferenciação de produtos, fortalecimento da marca e relacionamentos personalizados com os clientes. Utilizar marketplaces e redes sociais de baixo custo também é uma estratégia para se destacar e se manterem competitivas no cenário do e-commerce.
In recent years, the rapid development of technological innovation has changed the business world. With the evolution of digital technology, companies have been forced to change their sales methods to keep up with new market demands, especially during the pandemic. With the new trends, companies and consumers have seen the need to adapt to this new reality, e-commerce. In this context, the aim is to investigate how economies of scale influence small businesses in e-commerce. In addition, I intend to identify which strategies these businesses can adopt to compete effectively in this scenario. To carry out this study, we opted for a bibliographical research based on books, articles, and monographs. The results showed that there has been a significant increase in online shopping, which has been boosted and made e-commerce effective for companies, thus enabling small businesses to reach a larger audience and reduce structural costs. However, as the sector grows, these businesses face challenges, especially when competing with large companies, which benefit greatly from economies of scale, since in addition to purchasing in large quantities at lower prices, they are able to offer more advantageous conditions to consumers, making it difficult for small businesses to compete. It is concluded that, despite the advantages provided by e-commerce, economies of scale impose challenges on the growth of small businesses, requiring them to adopt alternative strategies, such as collaborating with other companies, focusing on specific niches, investing in product specialization, brand strengthening and personalized relationships with customers. The use of low-cost marketplaces and social networks is also a strategy to stand out and remain competitive in the e-commerce scenario.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/30987
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - Felipe Borri - Gestão Comercial.pdf
  Restricted Access
219.42 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.