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Title: Marketing digital e influenciadores infantis: impacto no comportamento juvenil, persuasão digital e mudanças no hábito de compra familiar
Authors: SANTOS, Clécio Aparecido dos
Advisor: JAUHAR, Jorge
type of document: Monografia
Keywords: Marketing on-line;Público infantil
Issue Date: 13-Aug-2024
Publisher: 120
Citation: SANTOS, Clécio Aparecido dos. Marketing digital e influenciadores infantis: impacto no comportamento juvenil, persuasão digital e mudanças no hábito de compra familiar. Orientador: Jorge Jauhar. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado Tecnológico em Gestão Empresarial) - Fatec Mário Robertson de Sylos Filho, Mococa, 2024.
Abstract: Tendo em vista que o efeito dos influenciadores digitais no consumo infantil gera preocupações sobre a saúde, educação e valores das crianças e adolescentes, neste trabalho, pesquisa-se sobre as estratégias de marketing digital dos influenciadores infantis que impactam no comportamento de compra dos jovens, com reflexos no contexto familiar, a fim de analisar essas estratégias de marketing digital adotadas e o comportamento de compra de crianças e jovens, observando o reflexo das influências no âmbito familiar. Para tanto, é necessário avaliar as estratégias e a atitude de compra deste público, examinando o impacto social, medindo a percepção dos pais sobre a influência do marketing infantil nas decisões de compra de seus filhos, identificando preocupações e atitudes em relação a esse fenômeno e propor recomendações para práticas seguras e responsáveis no marketing digital, visando diminuir efeitos negativos no comportamento de compra infantil, dentro deste contexto. Realiza-se, então, uma pesquisa baseando-se especificamente em referências bibliográficas e consultas de documentos oficiais, como leis, normas e regulamentações que regem o tema. Diante disso, verifica-se que a influência direta ou indireta, representada pelos geradores de conteúdo, também causam grande influência no modo de consumo dos jovens, provocando engajamento e prova social, por outro lado a influência dos jovens nas escolhas de compra dentro das famílias e grupos sociais, promovem uma influência indireta ao seu redor, o empoderamento percebido no meio infantojuvenil, advindo da habilidade com ambientes digitais, se tornou um trunfo que colocam estes jovens em posição de vantagem frente a todo sistema de gestão que impôs leis e regulamentações, mas que ainda não possui legitimidade em vários aspectos deste relacionamento, como natividade e vivência neste universo, o uso de técnicas de persuasão e fidelização, além do estímulo ao pertencimento social, são métodos que, aliados aos conceitos de marketing digital, estão transformando campanhas, em verdadeiros psicoativos capazes de incentivar o consumo, a participação ou a indicação, culminando em ferramentas poderosas de disseminação e divulgação de conteúdos, produtos e serviços, o que impõe a constatação de que à luz de todas as variáveis colocadas, tem-se um problema com desconstrução a longo prazo, que exige de todos os atores envolvidos, uma dedicação constante, pesquisa e inovação aplicada, para que ao longo das descobertas, novas ferramentas de controle, sejam implementadas, aliando a isso, educação familiar para todos os níveis, sem que percam o interesse pela exploração e inovação, com responsabilidade.
Description: Considering that the effect of digital influencers on children's consumption raises concerns about the health, education and values of children and adolescents, this study investigates the digital marketing strategies of child influencers that impact the purchasing behavior of young people, with repercussions in the family context, in order to analyze these digital marketing strategies adopted and the purchasing behavior of children and young people, observing the reflection of influences in the family environment. To this end, it is necessary to assess the strategies and purchasing attitudes of this audience, examining the social impact, measuring parents' perception of the influence of children's marketing on their children's purchasing decisions, identifying concerns and attitudes regarding this phenomenon, and proposing recommendations for safe and responsible practices in digital marketing, aiming to reduce negative effects on children's purchasing behavior within this context. Therefore, a research is carried out based specifically on bibliographic references and consultations of official documents, such as laws, regulations and regulations that govern the subject. Based on this, it is verified that direct or indirect influence, represented by content creators, also greatly influence the consumption patterns of young people, provoking engagement and social proof, on the other hand, the influence of young people on purchasing choices within families and social groups, promote indirect influence around them, the perceived empowerment in the youth environment, coming from their skill with digital environments, has become a trump card that puts these young people in a position of advantage compared to the entire management system that imposed laws and regulations, but which still lacks legitimacy in many aspects of this relationship, such as birth and experience in this universe, the use of persuasion and loyalty techniques, in addition to the encouragement of social belonging, are methods that, combined with digital marketing concepts, are transforming campaigns, into true psychoactives capable of encouraging consumption, participation or indication, culminating in powerful tools for dissemination and disclosure of content, products and services, which imposes the finding that in light of all the variables put forward, we have a problem with long-term deconstruction, which requires all actors involved, a constant dedication, research and applied innovation, so that throughout the discoveries, new control tools are implemented, combining with this, family education for all levels, without losing interest in exploration and innovation, with responsibility.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/30874
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