Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/30811
Título: O marketing digital como opção de sobrevivência para bares e restaurantes do interior de São Paulo em meio à pandemia da covid-19
Título(s) alternativo(s): Digital marketing as a survival option for bars and restaurants in the interior of São Paulo amid the Covid-19 pandemic
Autor(es): FERREIRA, Letícia Carósio
PENA, Mateus Pereira
Orientador(es): GATAROSSA, Ângela Antônia Lopes Biudes
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Marketing;Bares;Covid-19
Data do documento: Jul-2021
Editor: 182
Referência Bibliográfica: FERREIRA, Letícia Carósio; PENA, Mateus Pereira. O marketing digital como opção de sobrevivência para bares e restaurantes do interior de São Paulo em meio à pandemia da covid-19. 2021. 63 f. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Gestão Empresarial) - Fatec Catanduva, Catanduva, 2021.
Resumo: Este trabalho de graduação teve como objetivo principal identificar o papel do marketing digital na sobrevivência de empresas do ramo de bares e restaurantes da região de Catanduva, no interior do estado de São Paulo, em meio à pandemia de Covid-19. Para o desenvolvimento deste trabalho foram utilizados os métodos de pesquisa bibliográfica e descritiva. Para a revisão de literatura foram utilizados artigos, livros, trabalhos acadêmicos e sites da internet, enquanto a pesquisa descritiva teve uma abordagem quantitativa e qualitativa. O trabalho mostrou que com a popularização do uso de smartphones e o aumento do número de compras on-line o marketing digital deixou de ser um recurso opcional e se tornou essencial para uma empresa se manter com prestígio no mercado. Ademais, com as mudanças sociais causadas pela pandemia de Covid-19, como o isolamento social, o setor de bares e restaurantes foi especialmente tomado pela necessidade urgente de se reinventar, processo para o qual as ferramentas de marketing digital se mostraram essenciais. A pesquisa de campo realizada junto à empresários do ramo de bares, restaurantes e lanchonetes da região de Catanduva foi ao encontro do que as referências estudadas preconizam, indicando que a grande maioria dos pesquisados confirmam a alta intensidade da contribuição do marketing digital para a sobrevivência de suas empresas durante o período da pandemia de Covid-19.
This graduation paper aimed to identify the role of digital marketing in the survival of companies in the business of bars and restaurants in Catanduva and region, located in the countryside of the state of São Paulo, during the Covid-19 pandemic. For the development of this paper, bibliographic and descriptive research methods were used. For the literature review articles, books, academic papers, and internet sites, were used, whereas the descriptive research had a quantitative and qualitative approach. The research could show that with the popularization of smartphones and the increase of online purchases, digital marketing is no longer only an optional resource but an essential tool for a company to maintain its prestige in the market. Furthermore, with the social changes caused by the Covid-19 pandemic, such as social isolation, the bar and restaurant sector was especially taken by the urgent need to reinvent itself, a process for which digital marketing tools were proved essential. The results found in the field research carried out with entrepreneurs from this area in Catanduva and region, agreed with the references studied, indicating that the vast majority of those surveyed individuals confirm the major contribution of digital marketing to the survival of their companies during the Covid-19 pandemic period.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/30811
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.