Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/30805
Título: Benefícios e malefícios dos medicamentos naturais para o tratamento da depressão e ansiedade
Título(s) alternativo(s): Benefits and harms of natural medicines for treating depression and anxiety
Autor(es): OLIVEIRA, Andressa Aparecida Tezan de
ALVES, Isabela Vitoria Elias
FERREIRA, Leandra Cristina Salvina
ALVES, Letícia Costa
LEITE, Thalia dos Santos
Orientador(es): SILVA, Guilherme Ferreira
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Medicamento;Fitoterapia;Depressão (doença);Ansiedade;Intoxicação
Data do documento: 3-Dez-2024
Editor: 165
Referência Bibliográfica: OLIVEIRA, Andressa Ap. Tezan de; ALVES, Isabela Vitória Elias; FERREIRA, Leandra Cristina Salvina et al. Benefícios e malefícios dos medicamentos naturais para o tratamento da depressão e ansiedade. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Técnico em Farmácia) – Escola Técnica de Araçatuba, Araçatuba, 2024.
Resumo: O presente trabalho buscou fazer uma pesquisa em bases de dados para entender melhor os benefícios e os malefícios do uso de medicamentos naturais no tratamento da depressão e da ansiedade. Explorar as possíveis dependências que podem surgir do uso de medicamentos naturais para lidar com a depressão e a ansiedade, buscando compreender suas causas e como elas afetam os pacientes Será apresentada uma tabela com dados que apresente tratamentos homeopáticos recomendados de acordo com o estado clínico do paciente. Serão levantados artigos a partir do Google acadêmico para a construção desse trabalho, utilizaremos artigos e tabelas como referência. Tabela de tratamento homeopático será apresentado no trabalho. Desde a antiguidade, na origem da civilização, a utilização de ervas constitui uma prática comum, na busca de tratamento e cura das enfermidades. Foi quando o ser humano percebeu que era possível usar os recursos do ambiente a seu favor, empregando assim, as ervas para fins terapêuticos e elaborando os medicamentos. Toda e qualquer erva que contenha substâncias ativas em suas partes, onde essas podem ser aplicadas no tratamento de doenças, pode ser caracterizada como erva medicinal. Normalmente, a erva medicinal é utilizada como infusão e chá. Já os fitoterápicos possuem uma denominação específica, onde as ervas medicinais são processadas e industrializadas, apresentam uma metodologia de produção e seguem regidos por uma legislação que lhe assegura eficácia e conhecimento dos seus riscos à saúde. Os fitoterápicos e os tratamentos homeopáticos podem ser de ótima eficácia para o tratamento da depressão e da ansiedade, no tratamento cada pessoa reage de um jeito, então é fundamental que haja acompanhamento profissional e uma abordagem personalizada. Um dos principais desafios associados à utilização de medicamentos considerados naturais é a preocupante questão da automedicação, sobre dosagem e uso prolongado. Essas práticas podem acarretar uma série de efeitos adversos, incluindo reações alérgicas, intoxicações até mesmo óbito.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/30805
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tecnico_farmacia_2_2024_beneficios_e_maleficios_dos_medicamentos_naturais_para ansiedade_e_depressão.pdf
  Restricted Access
753.12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.