Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/30752
Title: | Tecnologia e pandemia: as ferramentas usadas por alunos da gestão da tecnologia da informação |
Other Titles: | Technology and pandemic: the tools used by information technology management students |
Authors: | MARCHI, Douglas SILVA, Elder Mota da |
Advisor: | FRESCHI, Ana Carolina |
type of document: | Monografia |
Keywords: | Tecnologia;Covid-19 |
Issue Date: | Jul-2021 |
Publisher: | 182 |
Citation: | MARCHI, Douglas; SILVA, Elder Mota da. Tecnologia e pandemia: as ferramentas usadas por alunos da gestão da tecnologia da informação. 2021. 67 f. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Gestão da Tecnologia da Informação) - Fatec Catanduva, Catanduva, 2021. |
Abstract: | É inegável o papel essencial que as tecnologias desempenham para o progresso da educação.
Em tempos de pandemia da Covid-19, elas têm sido essenciais para o ensino remoto
emergencial. Tendo isso em vista, o objetivo deste trabalho é compreender as tecnologias
usadas na pandemia, retratando brevemente as ferramentas usadas e descrevendo o cenário da
pandemia e as tecnologias que auxiliaram para continuação da aprendizagem. Este trabalho tem
como objetivo analisar as ferramentas tecnológicas usadas no ambiente de ensino superior.
Sendo assim, foi elaborado um questionário, direcionado aos alunos do curso superior de
Gestão em Tecnologia da Informação da Fatec Catanduva. Além disso, foram realizados
levantamentos teóricos, utilizando-se de pesquisa bibliográficas, em artigos, livros e sites
educacionais. Dessa forma, entende-se como essas ferramentas tecnológicas puderam
significativamente continuar o ensino de forma remota, utilizado na Fatec Catanduva. O
trabalho aponta que a plataforma utilizada nesse contexto sofre com algumas instabilidades
podendo oscilar sua conectividade, porém, as ferramentas oferecidas por ela são benéficas para
a construção da aprendizagem. The essential role that technologies play in the progress of education is undeniable. In times of covid-19 pandemic, they have been essential for emergency remote education. Having said that, this investigation presents a study on the technologies of education used in the pandemic, briefly portraying the tools used and describing the pandemic scenario and the technologies that helped to continue learning. This work aims to analyze the technological tools used in the higher education environment. Thus, a questionnaire was elaborated, directed to the students of the higher course of Information Technology Management of Fatec Catanduva. In addition, theoretical surveys were conducted, using bibliographic research, in articles, books and educational sites. Thus, it is understood how these technological tools could significantly continue teaching remotely, used in Fatec Catanduva. The work points out that the platform used in this context suffers from some instabilities and may oscillate its connectivity, however, the tools offered by it are beneficial for the construction of learning. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/30752 |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
gestao_tecnologia_informacao_2021_1_douglas_marchi_tecnologia_e_pandemia_as_ferramentas_usadas_por_alunos_da_gestao_da_tecnologia_da_informaçao.pdf Restricted Access | 679.9 kB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.