Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/30690
Title: A percepção e a atitude em relação ao consumo de FLV (frutas, legumes e verduras) inglórios: uma aplicação da teoria do comportamento planejado
Other Titles: Perception and attitude towards the consumption of inglorious FLV (fruits, vegetables and greens): an application of the theory of planned behavior
Authors: CAMPETTI, Lívia de Abreu
SILVA, Renata Rodas
Advisor: DEZANI, Adriana Alvarenga
type of document: Artigo Científico
Keywords: Pesquisa de consumidor;Alimentos naturais;Comportamento do consumidor
Issue Date: 2021
Publisher: 121
Citation: CAMPETTI, Lívia de Abreu; SILVA, Renata Roda. A percepção e a atitude em relação ao consumo de FLV (frutas, legumes e verduras) inglórios: uma aplicação da teoria do comportamento planejado. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio) – Faculdade de Tecnologia de São José do Rio Preto, São José do Rio Preto, 2021.
Abstract: O estudo enfatiza a problemática do desperdício de alimentos esteticamente imperfeitos ou inglórios, porém próprio para o consumo. Além disso, são detectados os possíveis motivos para os quais são descartados. O presente trabalho teve como objetivo levantar dados e informações quanto ao consumo de FLV inglórios e compreender suas crenças nas dimensões da Teoria do Comportamento Planejado, focalizando a população das classes A B, C, D e E no município de São José do Rio Preto. Para tanto, foi realizado uma pesquisa, utilizando a ferramenta Google Forms. O formulário foi enviado via rede socias e obteve-se um retorno de 447 formulários respondidos válidos. Neste contexto o estudo do comportamento do consumidor torna-se essencial, uma vez que a análise da percepção do consumidor frente a esses alimentos e suas atitudes orientam a decisão de compra. As contribuições dos resultados aqui estudados revelam que a maioria dos entrevistados têm a intenção ao consumo dos FLV inglórios, atrelado ao consumo consciente, por uma causa social e ambiental. Não foi percebido entre os entrevistados nenhum aspecto em relação as barreiras para o consumo, entretanto, a falta de divulgação e acesso quanto à comercialização, campanhas promocionais, preços atrativos, os quais deveriam ser evidenciados, visto que são desperdiçados um terço dos alimentos anualmente. Alimentos que poderiam ser consumidos, aproveitando a sensibilidade dos consumidores em relação a consumo sustentável.
The study emphathizes the issue of the waste of aesthetically imperfect or inglorious foods, appropriate for consumption though. Besides, possible reasons why they are discarded are detected. The goal for the present work was to raise data and information regarding the consumption of inglorious FLV and to understand the beliefs on the dimensions of the Theory of the Planned Behavior, focusing on the population classes A B, C, D and E in the city of São José do Rio Preto. In order to achieve these answers a survey was carried out using the Google Forms tool. The form was sent through social media and feedback of 447 correctly answered were sent back. In this context the study of the consumers´ behavior becomes essential since the analysis of their perception relating to these foods and their attitudes orients their purchasing decision. The contribution to the results found here reveals that most of the interviewed people have the intention to consume the inglorious FLV linked to conscientious consumption, motivated by an environmental and social cause. No aspects in relation to barriers on consumption were observed among the interviewees but the lack of advertising and access to the products`marketing, promotional campaigns, attractive prices, which should be evidenced considering the waste of a third of foods per year. Foods that could be consumed taking the advantage of consumers`sensitivity in relation to sustainable consumption.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/30690
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
agronegocio_2021_1_liviadeabreucampetti_apercepcaoeaatitudeemrelacaoaoconsumodeflv.pdf
  Restricted Access
302.5 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.