Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/30683
Título: Estudo das plantas espontâneas em uma propriedade rural no município de Uchoa
Título(s) alternativo(s): Study of spontaneous plants on a rural property in the municipality of Uchoa
Autor(es): COLNAGHI, Ivanhoé
Orientador(es): GORAYEB, Teresa Cristina Castilho
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Farmacobotânica;Plantas daninhas;Usos terapêuticos
Data do documento: 2021
Editor: 121
Referência Bibliográfica: COLNAGHI, Ivanhoé. Estudo das plantas espontâneas em uma propriedade rural no município de Uchoa. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio) – Faculdade de Tecnologia de São José do Rio Preto, São José do Rio Preto, 2021.
Resumo: A maioria dos estudos etnobotânicos são em relação as ervas medicinais provenientes de cultivares controlados de viés para tratamento fitoterápico e comercial. Porém o presente trabalho foi realizado com o levantamento etnobotânico sobre as ervas espôntaneas que apresentam ação terapêutica, que nascem sem açãao de tratos culturais ou de um plantio comercial. Este trabalho foi realizado na área rural do município de Uchoa, no Estado de São Paulo, no sítio Santa Rosa de Lima, onde encontra-se um agro turismo, "Café da Colônia". Foram realizadas visitas e coleta de dados por meio de reconhecimento empírico, cultural, visual e científico da classificação das famílias botânica das plantas espontâneas (PE), suas famílias botânicas, nome popular, indicação terapêutica, modo de preparo ou de uso, hábito de uso e parte utilizada. No levantamento observou-se que as ervas espontâneas diagnosticadas o hábito herbário foi predominante, a parte da ervas mais utilizadas foram as folhas e a decocção foi o modo de preparo mais empregado. O trabalho procurou apresentar e incentivar o estudo, conhecimento e pode-se observar que mais plantas que foram mais frequentes são das famílias asteraceae, convolvulacear e fabaceae. No reconhecimento e uso do valor terapêutico das ervas espontâneas do local foi possível mostrar as informações do potencial das plantas avaliadas e divulgação do conhecimento com critérios científicos, para a coletividade e preservação da natureza e sustentabilidade.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/30683
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
agronegocio_2021_1_ivanhoecolnaghi_estudodasplantasespontaneasemumapropriedaderural.pdf
  Restricted Access
364.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.