Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/30675
Título: O lago de Furnas e a aquicultura em tanques-rede: potencialidades e dificuldades
Título(s) alternativo(s): Lake Furnas and aquaculture in net cages: potentialities and difficulties
Autor(es): CALIXTO, Vanessa de Pádua Andrade
Orientador(es): BENEDETTI, Francisco Carlos
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Aquicultura;Tanques;Desenvolvimento sustentável
Data do documento: Dez-2009
Editor: 105
Referência Bibliográfica: CALIXTO, Vanessa de Pádua Andrade. O lago de Furnas e a aquicultura em tanques-rede: potencialidades e dificuldades, 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2009.
Resumo: O objetivo geral do trabalho foi estudar os principais pontos negativos que impossibilitam o desenvolvimento da região sul do Estado de Minas Gerais no entorno do Lago de Furnas, através do cultivo de peixes em tanques-rede e contribuir para que sejam tomadas as devidas providências que possam promover o desenvolvimento dessa região. Percebeu-se que a atividade ilegal é muito praticada nessa região, com um controle falho por parte das instituições competentes. O estudo também demonstrou a importância da Colônia de pescadores que atua na região e promove, na medida do possível, informação e assistência a mais de 1.500 pescadores associados de 95 municípios que mantêm, principalmente, suas atividades no Lago de Furnas na região Sul do Estado de Minas Gerais. Além disso, o estudo buscou detectar, através de pesquisa qualitativa de caráter exploratório, as opiniões de pescadores que atuam na região. Através dos resultados deparou-se com uma questão social, por se tratar de pessoas de baixa renda que não tiveram acesso a informação e que resistem à necessidade de legalizarem suas atividades porque desacreditam que a legislação possa ser efetivamente aplicada. Concluiu-se que há uma urgência em criar um vínculo, entre os pequenos aquicultores da região e órgãos governamentais legisladores e fiscalizadores da pesca, o que acreditamos que poderia ser amenizado a partir da implantação de uma empresa de aquicultura que agisse em parceria com o Governo Estado buscando atrair investimentos, gerar renda e principalmente alcançar a sustentabilidade social e econômica da região.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/30675
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Vanessa de Pádua Andrade Calixto.pdf
  Restricted Access
424.27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.