Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/30581
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPANZETTI, Virgílio Itaiuti-
dc.contributor.authorANDRADE, Micmas Paulo Queiroz de-
dc.date.accessioned2025-03-19T13:57:25Z-
dc.date.available2025-03-19T13:57:25Z-
dc.date.issued2009-12-
dc.identifier.citationANDRADE, Micmas Paulo Queiroz de. Ações de endomarketing para o desenvolvimento motivacional e profissional dos colaboradores, 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/30581-
dc.description.abstractO presente estudo objetiva alertar para a importância das ações de Endomarketing, comunicação interna e treinamentos nas organizações, como ferramentas que as auxiliem no desenvolvimento motivacional e profissional de seus colaboradores, contribuindo diretamente para a satisfação do cliente, atendendo às expectativas de qualidade e tornando a organização altamente competitiva dentro de um novo cenário onde a economia é orientada para entender, servir e reter os clientes. Para tanto, antes é preciso conquistar a mente e o coração dos colaboradores, os clientes internos, que são os grandes responsáveis pelos produtos, serviços e atendimento oferecidos aos clientes e também são os maiores multiplicadores da boa imagem da empresa perante o mercado como um todo. É dentro desse contexto que surge o Endomarketing como uma resposta adequada à nova situação internacional de mercado, a globalização, seus efeitos nas empresas e nas organizações, enfim, seus efeitos na economia e nas pessoas. Ele integrará os setores em função do objetivo final da empresa e disseminará por toda a organização a noção de cliente interno, o que implica na valorização do colaborador. Será apresentado como uma nova filosofia de comunicação interna e treinamentos que traz uma tentativa de mudança de atitudes, comportamentos e mentalidades, visando melhorar a comunicação, o relacionamento e estabelecendo uma base motivacional para o comprometimento entre as pessoas e das pessoas para com o sistema organizacional. Somente as organizações atentas às mudanças no meio em que estão inseridas avançarão e prosperarão.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher105pt_BR
dc.subjectEndomarketingpt_BR
dc.subjectComunicação organizacionalpt_BR
dc.subjectMotivação do empregadopt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleAções de endomarketing para o desenvolvimento motivacional e profissional dos colaboradorespt_BR
dc.title.alternativeInternal marketing actions for the motivational and professional development of employeespt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Micmas Paulo Queiroz de Andrade.pdf
  Restricted Access
407.17 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.